A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) segue a temática da Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA, em inglês) que, em 2023, irá trabalhar o tema “Possibilitando a amamentação: fazendo a diferença para mães e pais que trabalham”, durante a Semana Mundial de Amamentação, de 01 a 07 de agosto.
Desde 2017, através da Lei federal nº 13.435, o Brasil celebra o "Agosto Dourado", como o mês dedicado às ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno.
O objetivo é defender os direitos da mulher trabalhadora que amamenta. A ênfase é na licença-maternidade de 180 dias, incentivo à implantação de salas de apoio à amamentação nos locais de trabalho (extração de leite materno na volta ao trabalho), disponibilização de creches nas empresas ou próximas ao local e, inclusive, a extensão da licença-paternidade para 20 dias.
Programação especial
Para comemorar o “Agosto Dourado”, o Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Hospital do Santa Catarina´), referência estadual em gestação de alto risco, conta com uma programação especial a partir desta terça-feira (31). Será realizada uma caminhada pelos setores na unidade, para distribuição do lacinho dourado, símbolo da campanha, e divulgação das atividades programadas ao longo do mês.
Nesta sexta-feira (04), das 9h às 12h, o hospital realizará a abertura oficial do “Agosto Dourado”. Na ocasião haverá a palestra “Como posso ajudar a promover a amamentação?”, voltada aos seus servidores, com espaço para troca de experiências e esclarecimento de dúvidas.
Leite materno
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o leite materno é o principal alimento para o bebê, contribuindo inclusive para a redução da mortalidade infantil. As crianças amamentadas exclusivamente com leite materno desenvolvem menos alergias, infecções, doenças respiratórias e diarreicas.
Cada litro de leite humano pode atender até 10 recém-nascidos. De acordo com a Rede de Bancos de Leite Humano- RBLH qualquer mulher que amamenta é uma possível doadora, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação.
Em 2022, no Rio Grande do Norte 3.763 mulheres realizaram doações de leite materno e 8.156 recém-nascidos foram beneficiados com as doações. Esses números têm apresentado uma queda considerável.
Atualmente, o Rio Grande do Norte conta com 06 bancos de leite humano e 03 postos de coleta, aptos a receber doações de leite materno.
Bancos de Leite Humano do RN:
Maternidade Escola Januário Cicco - Natal
Hospital Central Coronel Pedro Germano (Hospital da Polícia) - Natal
Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Hospital do Santa Catarina) – Natal (84) 9989.4808
Centro de Saúde Reprodutiva de Mossoró
Hospital do Seridó – Caicó
Hospital Maternidade Divino Amor – Parnamirim
Postos de coleta
Maternidade Dr. Leide Morais – Natal
Maternidade Almeida Castro – Mossoró
Hospital Universitário Ana Bezerra – Santa Cruz
Tags: