Domingo, 12 de janeiro de 2025

Postado às 10h30 | 01 Set 2023 | redação Festival de Atum em Areia Branca terá boa gastronomia e atrações musicais

Crédito da foto: Divulgação Cantor Alexandre Pires é uma das atrações do Festival de Atum em Areia Branca

Por Jornal de Fato

A 4ª edição do Festival do Atum do Rio Grande do Norte – De Areia Branca para o mundo – será realizada entre os dias 22 a 24 de setembro, na praia de Upanema, tendo como atrações musicais os cantores João Gomes, Roberta Sá e Alexandre Pires. O evento contempla todas as idades, o que inclui o Espaço Kids no qual o mascote “Tum Tum” vai brincar com as crianças.

Antes dos shows, os visitantes terão à disposição o corredor gastronômico ofertando pratos e iguarias a base do atum. Os restaurantes participantes de Areia Branca já atuam com os turistas e, além deles, estabelecimentos de outras cidades estarão presentes atraídos pela oportunidade de exibir comidas diferenciadas com o alimento rico em nutrientes, saudável e saboroso que se tornou favorito global.

Na abertura do evento, às 19h, haverá a degustação gratuita dos pratos por tempo limitado. Em seguida, a praça de alimentação, om capacidade para 300 pessoas, fica à disposição para quem desejar se alimentar acompanhando uma boa música ao vivo. Ao final do calçadão, o visitante encontrará o palco para as apresentações musicais que, a exemplo das duas edições anteriores realizadas nos anos de 2018, 2019 e 2022, contemplam um estilo musical que vai do forró, ao clássico da MPB encerando com samba e pagode.

O Festival do Atum do Rio Grande do Norte proporcionou a Areia Branca, no ano de 2019, o título de Capital Estadual do Atum concedido pela Assembleia Legislativa do RN.

"Temos a satisfação de realizar, por mais um ano, esse evento que já faz parte do calendário de eventos do nosso município e do estado. A cada edição a estrutura aumenta, a participação de visitantes dobra e as potencialidades econômicas de Areia Branca são conhecidas por todo o mundo, não é à toa que chamamos de Festival do Atum do Rio Grande do Norte – De Areia Branca para o mundo”, disse a prefeita de Areia Branca, Iraneide Rebouças.

A prefeita afirma ter a certeza que Areia Branca repetirá o sucesso dos anos anteriores. “As pessoas terão a oportunidade de conhecer novos pratos preparados com o atum que faz bem ao coração, ao cérebro e ao sistema imunológico”, propaga.

O Rio Grande do Norte é o maior produtor de atum do Nordeste, concentrando cerca de 70% do fornecimento regional da região. Deste total, 60% da produção são de Areia Branca, segundo dados da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN).

A pesca comercial produz cerca de 50 mil toneladas por ano e movimenta mais de 270 milhões de dólares em todo o Brasil.

Areia Branca é um ponto ideal de captura e distribuição do atum no Rio Grande do Norte por razões que vão de cultural da pesca (deprimida pela lagosta) até a proximidade das áreas de cardume. Um barco que sai de Areia Branca, por exemplo, alcança esses locais com até 200 milhas de viagem.

 

Programação do Festival do Atum 2023

- Dia 29/9 – Sexta-feira

21 horas – Bota Pra Torar

23 horas – João Gomes

 

- Dia 23/9 – Sábado

21 horas – Sambloco

23 horas – Roberta Sá

 

- Dia 24/ – Domingo

21 horas – Koisa Nossa

23 horas – Alexandre Pires

 

Atum tem dia celebrado em todo o mundo

O Dia Mundial do Atum é comemorado em 2 de maio de cada ano. Esta data tem como objetivo chamar a atenção para a importância do atum como fonte de alimento e como recurso econômico para muitos países do mundo.

O atum demonstra ser um produto de alta demanda, o que revela sua importância para a economia mundial: a ONU, em 2021, estimou que são mais de 7 mil toneladas do animal pescadas anualmente, o que movimenta US$ 10 bilhões no mesmo período e coloca o peixe entre os mais valiosos. No mesmo ano, o produto sofreu superávit de US$ 17 milhões. O mercado brasileiro, por sua vez, está entre seus principais consumidores.

O atum é um peixe migratório que habita todos os oceanos do mundo. É uma fonte importante de proteína e nutrientes para muitas pessoas, especialmente em países costeiros. Além disso, a pesca do atum é uma atividade econômica significativa em muitas regiões, gerando empregos e renda para as comunidades locais.

No entanto, a pesca excessiva e a pesca ilegal, não declarada e não regulamentada (IUU, na sigla em inglês) colocam em risco a sustentabilidade das populações de atum em todo o mundo. Por isso, o Dia Mundial do Atum também é uma oportunidade para sensibilizar sobre a importância da pesca responsável e da conservação dos recursos marinhos.

Data foi criada pelos países que assinaram o Acordo de Nauru para celebrar pescadores e pessoas envolvidas na conservação do peixe; dados da FAO indicam menor pesca e aumento dos preços em 2015.

Tags:

Festival do Atum
Areia Branca
atum
pesca
economia

voltar