A Câmara de Vereadores de Pau dos Ferros reforçou seu compromisso com uma cidade mais plural, antirracista e inclusiva, ao aprovar hoje (29), na 9ª sessão ordinária da 20ª legislatura, o Projeto de Lei n° 2295/2025, o qual institui o Dia Municipal dos Povos de Tradição de Matriz Afro-ameríndia, Nações da Umbanda e do Candomblé. A data, a estar inserida no calendário oficial de eventos do município, deve ser comemorada anualmente em 23 de abril, dia em que se celebra o orixá Ogum.
A iniciativa do parlamentar Jaime de Carvalho (PSD), declaradamente católico, valoriza a diversidade e combate a intolerância, sobretudo, estimula o diálogo entre as várias expressões culturais e religiosas presentes no território pau-ferrense, encontradas com facilidade na história e nos costumes do país.
A ideia foi "prestar justa homenagem a esta religião que tanto contribui para a preservação das raízes africanas originais formadoras do nosso povo", justificou Jaime, cujo comentário mantém relação com o fato de a cultura africana perpetuar-se no Brasil em muitos aspectos, seja através da culinária, da música, da dança, das artes ou das crenças.
A divulgação e a visibilidade sugeridas foram vistas com alegria pela comunidade religiosa. "Uma vitória. Ajuda mais ainda para que a sociedade veja que a umbanda, que o candomblé não é esse bicho de setes cabeças que imaginam, porque trabalhamos dentro da religião, dentro da doutrina espírita com a prática do amor e da caridade", disse o umbandista Raimundo Arlindo.
A reunião plenária desta semana teve o salão nobre cheio, sendo iniciada com uma bela apresentação do Corpo de Baile Pau-ferrense, da Companhia Pau-ferrense de Cultura e Artes “Israel Vianney", coordenada pela Secretaria de Cultura e Turismo.
Fonte: CMPF
Tags: