O Banco do Nordeste investirá R$ 130 milhões na agricultura familiar no âmbito do Plano Safra 22017/2018 no Rio Grande do Norte. O período compreende de julho deste ano a junho de 2018. As informações são da assessoria de comunicação do Banco do Nordeste.
Em todo o Brasil, o valor chega a R$ 2,5 bilhões. O valor representa acréscimo de 8% em comparação ao Plano Safra 2016/2017. Os recursos atenderão a produtores de toda área de atuação do Banco.
Segundo o órgão, o atual Plano Safra mantém o compromisso de apoiar a ampliação da produção de alimentos, com financiamento para os agricultores familiares, por meio Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), cujos juros permanecem os mais baixos do mercado, variando de 0,5%, 2,5% e 5,5% ao ano, dependendo da destinação do crédito.
Para o custeio da produção de itens que compõem a cesta de alimentos, o Pronaf traz taxas de juros de 2,5% a.a. São produtos como arroz, feijão, mandioca, tomate, laranja, entre outros. Cultivos de olerícolas e custeio para apicultura, bovinocultura de leite, piscicultura, ovinos e caprinos têm a mesma taxa.
As taxas reduzidas também favorecem a produção de alimentos em sistemas de produção de base agroecológica e orgânica, assim como os investimentos em produção de energia renovável, irrigação, armazenagem e práticas sustentáveis de manejo do solo e da água, com juros de 2,5% a.a.
Tags: