Domingo, 23 de fevereiro de 2025

Postado às 13h45 | 07 Ago 2017 | Da Redação RN registra quase 5 mil indenizações de seguro por acidentes de trânsito

Crédito da foto: Arquivo Indenizações pagas por mortes de acidentes pelo Seguro Dpvat em 2017 no RN cresceram 23,44%

Fábio Vale/Da Redação

Você, provavelmente, já deve ter ouvido a expressão “tempo é dinheiro”. Agora, já imaginou acidente de trânsito também ser convertido em cifrão? Pois é. Daí, surge a expressão “acidentes que valem ouro”. Sinistros de trânsito têm sido convertidos em dinheiro com indenizações que são pagas pela empresa responsável em administrar o seguro de acidentes no país.

E a tendência é de crescimento no que se refere ao volume desses pagamentos. Seguindo uma escalada nacional, o Rio Grande do Norte registrou um aumento na quantidade de indenizações pagas pelo Seguro DPVAT – taxa obrigatória paga pelo dono de veículo para auxílio de vítimas de acidentes – por mortes e despesas médicas envolvendo sinistros de trânsito no primeiro semestre deste ano e redução em casos de invalidez permanente.

Os dados são da Seguradora Líder-DPVAT e foram repassados à reportagem nesta semana. Somente no primeiro semestre deste ano, foram registrados 4.956 sinistros pagos no estado potiguar. O boletim da empresa dá conta, também, de que indenizações pagas por mortes ligadas a acidentes no estado potiguar cresceram 23,44% entre janeiro e junho de 2017.

Se no primeiro semestre do ano passado o Mapa das Indenizações notificou 256 casos, no mesmo período deste ano foram registrados 316. O balanço da entidade mostra que em nível de Nordeste, o RN figura com o menor crescimento. O maior aumento nesse quesito na região foi o da Paraíba, com 51,06%.

No que se refere a indenizações pagas por Despesas de Assistência Médica e Suplementar (DAMS) no estado potiguar, o aumento foi de 10,67%, o que corresponde a um crescimento de 450 ocorrências entre janeiro e junho de 2016 para 498 nos primeiros seis meses de 2017. Nesse quesito, o RN figura no NE com o quarto maior aumento.

O estado de Sergipe teve redução de quase 28%. No Rio Grande do Norte, a única queda foi no número de indenizações pagas em sinistros de trânsito resultantes em invalidez permanente. A redução no estado foi de 27,62%, o que corresponde a 4.143 casos no primeiro semestre deste ano contra 5.724 no mesmo período do ano passado. Nesse quesito, o estado liderou no Nordeste com a maior diminuição na região.

Motociclistas lideram beneficiários de indenizações no RN em 2017

Qual o perfil dos beneficiários de indenizações do Seguro DPVAT no Rio Grande do Norte? Um levantamento da entidade revelou que condutores de motocicletas do sexo masculino entre 25 e 34 anos de idade lideram os casos no primeiro semestre deste ano.

Estatísticas da entidade mostram que no estado, motoristas figuraram como vítimas em 213 sinistros pagos entre janeiro e junho de 2017. Já nas indenizações por invalidez, foram 1.975 registros e 356 em despesas médicas, totalizando 2.544 casos.

Vítimas identificadas como pedestre totalizam 1.800 casos, sendo 62 em sinistros pagos por morte, 1.684 por invalidez e 54 DAMS. Ainda quanto ao tipo de vítima, 612 envolveram passageiros. No perfil das vítimas por tipo de veículo, motocicletas lideraram maciçamente com 4.349 caos, sendo 235 resultantes em mortes, 3.692 em invalidez permanente e 422 em despesas médicas.

Indenizações pagas pelo Seguro DPVAT envolvendo automóveis no território potiguar no primeiro semestre deste ano são 497 casos. O levantamento traz, ainda, o perfil das vítimas por faixa etária. Vítimas entre 25 e 34 anos de idade figuram em 1.528 casos. Quanto ao sexo, vítimas do sexo masculino predominam.

Os números da Seguradora Líder-DPVAT detalham que no primeiro semestre deste ano, foram pagas 315 indenizações por mortes contra 237 no mesmo período do ano passado e 347 em igual espaço de tempo de 2015. O total de pagamentos em 2017 já atingiu 4.957 casos e em 2016 foram 6.430 contra 10.163 em 2015.

Frota veicular

O levantamento da Seguradora Líder-DPVAT também aponta, com base em dados do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), que a frota de veículos no Rio Grande do Norte é liderada por automóveis. No estado, até maio deste ano, já eram mais de 546 mil, o que corresponde a 46,1% da frota de veículos no território potiguar. Em seguida, aparecem as motocicletas, com mais de 472 mil registros, o que corresponde a 39,9% da frota estadual. Caminhão e picape aparecem com 10,9%; seguidas de ciclomotor (2,1%); e micro-ônibus, ônibus e van com 1%; totalizando 1.185.351 veículos no RN, sendo a quarta menor frota entre os nove estados do Nordeste.

RN registra 259 tentativas de fraude em seguro em 2017, sendo 43 em Mossoró

No ano de 2015, o programa Fantástico da TV Globo denunciou uma espécie de máfia do DPVAT, em que golpistas fraudavam o seguro de trânsito beneficiando vítimas de queda de cavalo e até pessoas que se machucavam jogando bola. A reportagem mostrou, na época, que o golpe resultava em prejuízo anual de R$ 1 bilhão.

De lá para cá, mesmo após ações – incluindo operações policiais – que visam coibir tal prática, ainda há registros de tentativas de fraude. Somente no Rio Grande do Norte, foram 259 casos no primeiro semestre deste ano. A informação da Assessoria de Comunicação da Seguradora Líder-DPVAT detalha, ainda, que apenas em Mossoró foram 43 tentativas de golpe entre janeiro e junho deste ano.

Em meio a essa problemática, a Seguradora Líder-DPVAT disse que adota medidas para coibir e identificar tais fraudes, como a existência de um departamento totalmente dedicado ao combate a esse tipo de prática.  O setor identifica os pedidos de indenização suspeitos e os investiga.

“Quando uma irregularidade é comprovada, a companhia encaminha uma denúncia para as autoridades competentes para investigação e punição dos culpados. Além disso, a Seguradora Líder-DPVAT vem reforçando os controles para regulação de sinistros, com o objetivo de pagar certo a quem é de direito”, explicou a assessoria.

A Seguradora Líder-DPVAT orienta que o pedido de indenização do seguro pode ser feito, gratuitamente, em pontos oficiais de atendimento por todos os municípios brasileiros, como as agências dos Correios; que o prazo para entrar com o pedido é de até três anos, contados a partir da data do acidente; e que a documentação necessária para cada tipo de cobertura está descrita no site www.seguradoralider.com.br e pode ser informada também pelo SAC DPVAT 0800-022-1204, que funciona 24 horas por dia e sete dias por semana.

Nota: Matéria publicada na edição deste domingo (06) do jornal De Fato.

 

 

 

Tags:

voltar