Depois de enfrentar tantas dificuldades receber o carinho dos amigos e familiares não tem preço. Realmente, a educação é uma ferramenta de transformação". É o que pensa o estudante Everton de Souza, 21 anos, primeiro lugar em Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 2014. Filho de agricultor e dona de casa, Everton é natural do município de Ipanguaçu e sempre estudou em escola pública.
Filho de um agricultor e de uma dona de casa, Everton morava em uma casa de taipa na comunidade de Luzeiro, a 215 quilômetros de Natal. Depois de cursar todo o ensino fundamental em escola pública, foi aprovado para o curso técnico integrado de informática do Campus Ipanguaçu, concluído com láurea.
“Não foi fácil fazer um curso de informática, quando sequer eu possuía um computador próprio. Por isso eu necessitava da estrutura da escola, onde passava boa parte do meu tempo, para poder fazer as atividades. E no Campus Ipanguaçu não adquiri só conhecimento, como também a convivência com pessoas”, declarou na época.
Em 2014 foi aprovado em primeiro lugar nas cotas sociais para o curso de Medicina da UFRN. Sua história de superação foi contada em matéria produzida pelo IFRN em Pauta e teve grande repercussão nas redes sociais, sensibilizando vários internautas, chegando a ser veiculada na fan page oficial do ex-presidente Lula no Facebook.
Essa e outras histórias inspiradoras foram homenageadas nesta segunda-feira (21), na Câmara Municipal de Natal, com a a entrega da Medalha Câmara Cascudo, que visa reconhecer e valorizar os alunos da rede pública de ensino que se destacam através de desempenho escolar, atividades esportivas, trabalhos voluntários, manifestações artísticas e culturais. A honraria foi concedida por meio do Decreto Legislativo nº 1354/2017, de autoria da vereadora Eleika Bezerra (PSL).
"O êxito de um aluno depende de fatores que vão desde o comprometimento dos que fazem a escola até a participação da família no contexto pedagógico; mas como educadora entendo que a dedicação e o interesse do estudante são peças fundamentais", explicou Eleika. "Portanto, a homenagem é o reconhecimento do esforço daqueles que contribuem para o início de uma mudança no conceito que as pessoas costumam ter da escola pública", pontuou.
Para a secretária de Educação do RN, Cláudia Santa Rosa, disse que é "um privilégio conhecer de perto jovens que brilham e que tem orgulhado a sociedade com desempenho excelente". Em sua fala, a professora destacou a importância de incentivar o sonho da juventude. "Não se brinca com sonhos. Estamos mostrando que eles podem conquistar sucesso na vida. O reconhecimento promove mais engajamento aos estudos, que pode dar origem a um efeito multiplicador".
Daliana Cascudo, presidente do Instituto Ludovicus, casa em que Câmara Cascudo residiu por cerca de 40 anos e produziu sua obra. "Entre os tantos títulos, atividades, competências e campos de atuação profissionais, o ofício de ensinar era o que Cascudo mais se orgulhava de exercer. Com certeza, ele estaria muito feliz contemplando estas mentes brilhantes que nos brindam com tanto talento", afirmou a neta do principal nome intelectual do RN.
Ao final da sessão solene, Davi Fernandes de Oliveira, aluno do 8º ano da Escola Estadual Rômulo Wanderley, que realizou um trabalho para alertar a população sobre a violência contra a mulher, agradeceu a iniciativa do Legislativo natalense. "Espero que muitos outros estudantes possam receber essa mesma homenagem. Também quero agradecer aos meus pais e professores pelo apoio e dizer que vale a pena lutar pelos nossos objetivos", concluiu emocionado.
Com informações da CMN e IFRN
Tags: