O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) aprovou o Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a cultura de amendoim no Rio Grande do Norte. A portaria foi publicada na edição desta terça-feira, 27, no Diário Oficial da União (DOU). O documento tem vigência específica para o ano-safra 2019/2020 e entra em vigor na data de sua publicação.
Segundo a pasta, “o amendoim necessita de precipitação pluvial acima de 500 mm, bem distribuída ao longo do período total de crescimento, e de umidade suficiente nos dois primeiros meses do período vegetativo, sem deficiência hídrica no solo”.
Ainda de acordo com o Mapa, o ZARC objetiva identificar os municípios aptos e os períodos de semeadura com menor risco climático para o cultivo do amendoim no Estado. “Essa identificação foi realizada com base em critérios térmicos e hídricos. Foi realizado um balanço hídrico da cultura para períodos decendiais, estimado com o uso das seguintes variáveis climáticas e agronômicas:”, diz trecho da portaria.
Confira aqui íntegra da portaria.
Tags: