Quarta-Feira, 05 de fevereiro de 2025

Postado às 10h30 | 28 Out 2019 | Redação Boletim do Idema aponta incidentes de óleo em algumas praias do litoral sul

Crédito da foto: Divulgação Manchas de óleo voltam a aparecer em praias do RN

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema/RN) divulgou na manhã desta segunda-feira, 28, novo boletim sobre a situação das manchas de óleo que estão aparecendo nas praias potiguares.

Segundo o documento, equipes dos órgãos relacionados ao Gabinete de Gestão Integrada (GGI) do Comando Unificado de Incidentes do RN (COEMORN) identificaram pontos críticos nas praias de Búzios e Tabatinga, além de detectar vestígios de óleos na Praia do Amor e Praia do Giz no município de Tibau do Sul e em Pirangi do Norte.

Segundo o Governo do Estado, uma equipe da Marinha do Brasil, Defesa Civil e CDA Petrobrás estiveram presentes para a limpeza das manchas esparsas que apareceram na praia de Búzios. Equipes de prontidão da Marinha, Prefeituras Municipais de Tibau do Sul eu Nísia Floresta e Defesa Civil também se deslocaram para limpeza de manchas de óleo nas praias de Sagi, Búzios, Camurupim e Barreta.

A ONG Oceânica realizou mergulho de monitoramento na área dos parrachos de Pirangi do Norte, noticiando na praia pequenas poças de óleo nas pedras, e no mergulho não foi encontrado resíduo submerso, porém a equipe observou algumas pequenas manchas flutuantes.

O boletim não apontou o aparecimento de vestígios de óleo nos parrachos de Maracajaú (em Maxaranguape) e nos parrachos de Rio do Fogo, como o resultado: “não foi detectada qualquer presença de óleo na superfície, substrato e corais”.

O órgão espera para esta segunda os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para repasse aos municípios atingidos, com prioridade para os que estão apresentando novo aporte e vestígios de óleo.

De acordo com o Ibama, desde setembro, o estado teve 46 praias manchadas pelo óleo cru. As seis do último fim de semana já haviam sido atingidas em outras datas.

As manchas de petróleo em praias do Nordeste já atingiram 225 localidades em 80 municípios dos nove estados da região desde o final de agosto. Os estados em que elas apareceram são Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Confira aqui último boletim

Tags:

Idema
Ibama
Rio Grande do Norte
manchas
óleo

voltar