Segunda-Feira, 03 de fevereiro de 2025

Postado às 09h30 | 16 Mai 2020 | Redação Municípios oestanos adotam ações mais rígidas para isolamento social

Prefeitura de Areia Branca adota medidas para conter a pandemia do coronavírus com a operação "Cidade Fechada". Em Baraúna, as medidas restritivas foram reforçadas, o mesmo acontecendo em Apodi. O município de Itaú iniciou o lockdown nesta semana

Crédito da foto: Reprodução Agentes de segurança trabalham na operação Cidade Fechada em Areia Branca

Por Fabiano Souza – Repórter do JORNAL DE FATO

Depois da decisão do prefeito de Itaú, Ciro Bezerra, de decretar lockdown na cidade, no último dia 12, em virtude do registro de 11 casos de coronavírus no final de semana passado, prefeitos de outros municípios do interior do Rio Grande do Norte decidiram atuar de forma mais rígidas para cumprimento do decreto de isolamento social, publicado pelo Governo do Estado e seguido pelos prefeitos do RN.

Na sexta-feira, 15, a prefeitura de Areia Branca realizou a Operação Cidade Fechada em conjunto com o Governo do Estado, com o intuito de validar as medidas para enfrentamento ao novo coronavírus no município, conforme determina o Decreto Estadual nº 29.668.

Na operação foram fiscalizados os estabelecimentos comerciais da cidade e, aqueles com serviços não essenciais foram notificados para fechar as portas. Já os serviços essenciais foram vistoriados sobre o cumprimento das medidas de segurança, como a limitação de acesso de clientes para evitar a aglomeração de pessoas, o uso obrigatório de máscaras e do álcool em gel, com o objetivo unicamente de preservar à saúde da população

A Operação Cidade Fechada contou as Polícias Civil e Militar em parceria com a Gerência de Segurança, Guarda Municipal, Vigilância Sanitária, Gerência de Tributação, Assessoria de Articulação Institucional e a Procuradoria do Município, e será desenvolvida durante o final de semana junto ao comércio da zona rural, onde estão as praias do município.

Na tarde da quinta-feira, 14, a prefeita Iraneide Rebouças se reuniu com a governadora Fátima Bezerra e pediu o apoio do Governo do Estado no enfrentamento à pandemia. Areia Branca, atualmente, possui seis mortes, 77 casos confirmados e 257 suspeitos de Covid-19.

Em Apodi, o prefeito Alan Silveira participou de uma reunião na manhã de sexta-feira, 15, na 2ª Cia. da Polícia Militar de Apodi, com a presença do Comandante Tenente Muniz, do prefeito da cidade de Itaú, Ciro Bezerra, junto ao subcomandante do 2° BPM, Major PM Andrelino, para discutir ações mais rígidas no combate ao novo coronavírus. As partes trataram a respeito do apoio que a Polícia Militar pode oferecer às políticas públicas municipais no trabalho de combate ao Coronavírus.

O prefeito disse que adotará maior fiscalização, para fazer com que o decreto estadual de isolammento social possa ser respeitado na cidade que, apesar das ações, já registrou dois óbitos causados por Covid-19.

 

Prefeitura de Baraúna endurece fiscalização nas ruas

Também na cidade de Baraúna, que registrou o primeiro óbito por covid-19 essa semana, a prefeitura decidiu endurecer as regras de isolamento social. Através do decreto Nº 024/2020 institui, a partir desta sexta-feira, 15, a política de isolamento rígido como medida de enfrentamento ao coronavírus.

No documento, a prefeitura estabelece uma série de restrições ao funcionamento das atividades da cidade, bem como à circulação pública de pessoas. O isolamento social rígido vigorará até o próximo dia 31, e consiste no “controle da circulação de pessoas nos espaços e vias públicas, objetivando contenção da disseminação” da Covid-19.

Pelo decreto, as pessoas que compõem o grupo de risco deverão permanecer em confinamento domiciliar. Já as demais pessoas somente poderão circular em espaços e vias públicas, ou em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, exceto, com o uso obrigatório de máscaras, em situações de grandes necessidades, tais como deslocamentos por motivos de saúde.

Ainda segundo o documento, “fica estabelecido o dever geral de permanência domiciliar no município de Baraúna”.

O município estabelecerá ostensivo trabalho de fiscalização por servidores da Secretaria Municipal da Saúde Pública do Município, e das Forças Policiais do Estado. Os infratores estão sujeitos ao pagamento de multa no valor de R$ 85,00;

Para os estabelecimentos que não seguirem as regras de vigilância sanitária, após notificação e reincidência estarão sujeitos a multa no valor de 50 mil reais.

Tags:

Coronavírus
covid-19
Oeste
RN
isoalmento

voltar