Fábio Vale/Da Redação
O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/RN) denunciou nesta segunda-feira (01) que o Hospital Giselda Trigueiro, em Natal, estaria negando atendimento à servidoras da própria unidade, que é considerada referência no tratamento da covid-19 no estado. Segundo o Sindsaúde/RN, funcionárias do Giselda Trigueiro procuraram a entidade para denunciar a falta de atendimento no próprio hospital em que trabalham.
As servidoras que trabalham na linha de frente no hospital teriam relatado ao sindicato que precisaram de atendimento, mas, os médicos teriam se recusado a realizara a consulta. Ainda de acordo com o sindicato, as servidoras teriam relatado que em alguns casos, mesmo testando positivo para o coronavírus, a direção do hospital estaria encaminhando funcionários às Unidades de Pronto Atendimento (UPAS). A denúncia foi publicada no perfil do Instagram do Sindsaúde/RN.
A postagem traz vídeos onde as funcionárias cobram um atendimento de 24h aos servidores do hospital. O sindicato informa que essa reivindicação teria sido feita à direção do hospital, mas, que, conforme as servidoras, a direção não teria tomado providências. "Isso é inaceitável. Somos funcionários, trabalhamos dentro desse hospital, estamos diretamente na linha de frente no combate a essa pandemia e na hora que precisamos de atendimento, o atendimento é negado. Isso não pode acontecer. Se estamos lá dentro trabalhando no dia a dia, 24h do dia e tem 24h do dia profissional médico para atender pacientes, qual o problema do profissional médico nos atender?", denuncia uma das servidoras.
O Sindsaúde afirma que repudia essa postura da direção do hospital em negar atendimento à essas trabalhadoras e trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente contra o novo coronavírus. “O hospital não pode negar atendimento aos seus funcionários. O Sindsaúde RN irá colher as denúncias para que o Ministério Público do Trabalho tenham ciência da gravidade da situação. Os trabalhadores da saúde merecem respeito!”, defende o sindicato. Até a publicação desta matéria, a direção do hospital ainda não tinha divulgado um posicionamento sobre o caso.
Ato público
O Sindsaúde/RN divulgou que os trabalhadores da saúde do hospital João Machado, em Natal, preparam um ato público para esta terça-feira (2), às 9h, para denunciar falta de condições de trabalho e exigir equipamentos de proteção individuais (EPI's) adequados para atuar no combate ao novo coronavírus. Na semana passada, o sindicato denunciou que a sala de descanso de servidores do hospital estava tomada por mofo e infiltrações. A entidade aponta que no estado já são cerca de 1.057 trabalhadores da saúde infectados por covid-19.
Tags: