Por Fabiano Souza - Repórter do JORNAL DE FATO
A travessia feita de balsas entre os municípios de Grossos e Areia Branca está suspensa por sete dias, podendo ser renovada por mais sete.
Atualmente, seis balsas realizam o transporte de passageiros e cargas entre as duas cidades, sendo que desse total, quatro pertencem a proprietários em Grossos e as duas restantes em Areia Branca.
A decisão tomada pelo prefeito de Grossos, José Maurício Filho, o Mauricinho, faz parte de uma série de ações que serão anunciadas em decreto previsto para ser publicado hoje (2), pela administração municipal, no sentido de minimizar o impacto do novo coronavírus na cidade.
De acordo com informações colhidas pela reportagem do Jornal DE FATO na segunda-feira (1º) apenas uma balsa fez a travessia de Grossos a Areia Branca, saindo ás 6h30 e retornando às 18h30. “Apenas uma balsa poderá fazer o percurso pelos próximos sete dias, mesmo assim, apenas para fazer o transporte de ida e volta dos trabalhadores que precisam se deslocar até Areia Branca”, disse uma fonte da própria prefeitura de Grossos, que preferiu não se identificar.
Ainda de acordo com a fonte, a decisão de suspender o serviço foi tomada pelo prefeito Mauricinho, depois de uma reunião na última sexta-feira (29) com os proprietários de balsas, mototaxistas, representantes da Capitania dos Portos de Areia Branca, Comitê de Controle e Combate ao Covid-19, vereadores e secretarias municipais para tratar sobre a mudança no horário de funcionamento das balsas que realizam a travessia entre os municípios de Grossos e Areia Branca em razão do agravamento dos casos confirmados do novo coronavírus na cidade vizinha.
Após a apresentação de diversas sugestões pelos presentes, explicando a necessidade de mudança no tráfego de balsas pelo Comitê de Controle e Combate ao Covid-19 foram definidas as alterações e medidas.
“Os proprietários de balsa vinham solicitando a paralisação dos serviços. Eles estavam com medo, tendo em vista que em Areia Branca a situação é alarmante”, disse a fonte.
Além do prefeito Mauricinho, também participaram da reunião o secretário geral, João Dehon, o secretário de gabinete, Matheus Felipe, o Capitão Tenente da Capitania dos Portos de Areia Branca, Giovanni Guadagnini Granada, Sargento da Capitania dos Portos de Areia Branca, Lenilson de Gois Pereira, vereadores Erasmo Carlos, Antônio Gustavo, João Carlos, Bruno Gomes e Carlos Lacerda, representante do Comitê de Controle e Combate ao Covid-19, Thyego Bruno, representantes das balsas e mototaxistas.
Veja medidas previstas para novo decreto que será publicado em Grossos:
1 – Paralisação das balsas que fazem a travessia da população em geral a partir de segunda-feira, 1º de junho, por 7 dias, podendo ser prorrogado;
2 – Permitido o tráfego de balsas contratadas por empresas podendo levar apenas trabalhadores residentes no município de Grossos, que devem comprovar o vínculo;
4 – Comunicar oficialmente às empresas da medida;
5 – Publicação de Decreto Municipal oficializando as medidas, incluindo a cobrança de multa para pessoas físicas e jurídicas que descumpram as normas estabelecidas;
6 – Estudo da viabilidade, junto a Assessoria Jurídica e Ministério Público, sobre a concessão de auxílio financeiro para trabalhadores de balsas e mototaxistas com recursos oriundos do Governo Federal.
Tags: