A estimativa anual de produção de cereais, leguminosas e oleoginosas do Rio Grande do Norte é 61,4 mil toneladas em 2020, um crescimento de 9% em relação a 2019. O dado é do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), produzido em junho de 2020 pelo IBGE.
Fora do grupo de produtos anterior, o Rio Grande do Norte foi destaque, no mês, no crescimento da estimativa de produção de mandioca para 2020. Em maio, estimava-se 202,2 mil toneladas. Em junho, a previsão subiu para 205,9 mil, um crescimento de 1,8%.
Diante da crise instalada na economia em razão da covid-19, a produção agrícola é uma das poucas atividades que se mantêm firme. Para o Brasil, o IBGE prevê safra recorde de 247,4 milhões de toneladas grãos.
O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) produz mensalmente estimativas de produção, rendimento médio, área plantada e área colhida de produtos para o ano inteiro. O conjunto de produtos (algodão herbáceo, arroz, amendoim, aveia, banana, batata-inglesa, cacau, café, cana-de-açúcar, castanha-de-caju, centeio, cevada, girassol, feijão, fumo, laranja, mandioca, mamona, milho, soja, sorgo, tomate, trigo, triticale e uva) representa 93% do valor de produção e 97% da área plantada do Brasil.
Tags: