No Rio Grande do Norte, 75,4% consultaram; proporção um pouco menor que a média nacional, que foi de 76,2%. Esse é um dos resultados do primeiro volume da PNS 2019.
A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019 levantou o percentual de pessoas que consultaram médico nos últimos 12 meses. No RN, 75,4% consultaram; proporção um pouco menor que a média nacional, que foi de 76,2%. Esse dado norte-rio-grandense representa a maior percentual entre os estados das regiões Norte e Nordeste.
Os estados com maior proporção da população que consultou médico são:
Esse é um dos resultados do primeiro volume da PNS 2019. Divulgado hoje(04) pelo IBGE, o volume apresenta dados sobre domicílios, acesso e utilização de serviços de saúde. Em parceria com o Ministério da Saúde, a pesquisa estrutural está prevista para ocorrer a cada cinco anos.
RN tem a maior proporção de domicílios com cachorro e gato vacinados do Norte e Nordeste
De um total de 1.128.000 domicílios potiguares, 39,3% têm cachorro e 20,6%têm gato. No Rio Grande do Norte, 74,3% dos domicílios que possuem gato ou cachorro têm todos os animais vacinados contra raiva. Essa é maior proporção entre os estados das regiões Norte e Nordeste. São 560 mil lares onde esses animais foram protegidos da doença.
O cuidado dos potiguares com a vacinação desses animais é proporcionalmente maior que a média nacional, que corresponde a 72% dos domicílios; no Nordeste, a média é de 67,3%.
Proporção de potiguares com plano médico ou odontológico no RN está abaixo da média nacional
No RN, 18,7% das pessoas têm plano médico ou odontológico, enquanto a média nacional é de 28,5%. Apesar de a proporção de potiguares com algum desses planos ser maior que a média do Nordeste (16,6%), esse dado evidencia a elevada dependência dos norte-rio-grandenses da rede pública de saúde, tendo em vista que81,3% não têm plano nem médico nem odontológico.
A pesquisa também constatou que 16,4% dos potiguares têm plano de saúde médico (não inclui os planos exclusivamente odontológicos). Essa é a terceira maior proporção entre os estados do Nordeste. No Brasil, 26% da população possui um plano de saúde médico.
No que diz respeito aos planos odontológicos, 10,5% dos norte-rio-grandenses têm o serviço, menos que a média do Brasil (12,7%).
População do RN está entre as que mais procuram o mesmo médico ou serviço de saúde do Brasil
No Rio Grande do Norte, 82,3% da população procura o mesmo médico ou serviço de saúde quando precisam de atendimento, esse percentual é maior que as médias do Brasil (76,5%) e do Nordeste (76%). Apenas Alagoas (82,3%) e São Paulo (82,5%) têm proporções semelhantes à do Estado potiguar.
Nessa perspectiva, quanto maior o nível de instrução, menor é a parcela da população que costuma repetir o lugar ou profissional de quem recebe atendimento. No Rio Grande do Norte, 84,6% das pessoas sem instrução ou com ensino fundamental incompleto procuram o mesmo médico ou serviço de saúde quando precisam de atendimento. Entre as pessoas com ensino superior completo, 76,9%têm esse comportamento.
Tags: