Quarta-Feira, 24 de abril de 2024

Postado às 09h30 | 08 Fev 2021 | Redação Vacinação de pessoas acamadas e com 75 anos ou mais começa na quarta-feira

Crédito da foto: Assecom/RN Nova remassa de doses da vacina CoronaVac chegou neste domingo

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Saúde Pública, anunciou que vai priorizar a imunização de idosos com 75 anos ou mais com o novo lote da vacina CoronaVac, que chegou neste domingo (7). São 46,8 mil doses para atender a esse grupo.

Levando em consideração o nível de prioridade, a vacinação vai respeitar o seguinte cronograma:

1 – Pessoas acamadas com 75 anos ou mais: vacinação de 10 a 12 de fevereiro;

2 – Pessoas com 90 anos ou mais: vacinação de 17 a 19 de fevereiro;

3 – Pessoas com 85 a 89 anos: a partir do dia 22 de fevereiro, caso os municípios disponham de doses remanescentes;

4 – Pessoa com 80 a 84 anos: após finalizar a faixa etária de 85 a 89 anos, caso os municípios disponham de doses remanescentes;

5 – Pessoas com 75 a 79 anos? Após finalizar a faixa etária de 80 a 84 anos, caso os municípios disponham de doses remanescentes.

A nota técnica da Sesap/RN faz três observações importantes:

1 - De acordo com o número de idosos dessa faixa etária no município pode haver necessidade de mais dias ou menos dias para proceder a cada etapa referente à vacinação específica para essa idade. Assim, os municípios têm autonomia para elaborar cronograma próprio desde que respeite a ordem decrescente de idade para a vacinação, isto é, do mais idoso para o menos idoso. E deve observar, que só podem passar para a faixa etária “menor” quando esgotar todos os idosos referentes à faixa etária anterior.

2 - As estratégias desenvolvidas, devem garantir o acesso a todos os idosos e idosas da faixa etária descrita, inclusive: indígenas, quilombolas, população de zona rural e em situação de rua.

3 - Para os municípios que porventura já tenham vacinado seus idosos ACAMADOS devem iniciar essa fase de vacinação pelo “Pessoas com 90 anos ou mais”, adiantando e adaptando o cronograma.

PESSOAS COM 75 ANOS OU MAIS ACAMADOS

Os municípios devem se organizar para fazer a vacinação nos domicílios, de forma planejada e com atenção para que não haja perda de doses; uma vez que o frasco contém 10 doses, e após aberto, haverá obrigatoriamente a necessidade de todas as doses do frasco serem usadas no prazo de SEIS HORAS.

Dessa forma, a Sesap/RN orienta o planejamento prévio das equipes vacinadoras quanto à logística da vacinação aos idosos acamados, de modo que exista uma lista principal e outra de suplência de idosos acamados da área que serão vacinados a cada dia, pois caso haja alguma impossibilidade de vacinação das pessoas da lista principal, vacina-se os idosos suplentes, reduzindo a possibilidade de perda de doses.

Ainda se houver doses residuais em frasco aberto no fim do expediente da sala de vacinação, mesmo com a realização do planejamento descrito anteriormente, a equipe deverá administrar tais doses em indivíduos que atendam aos critérios dos grupos prioritários estabelecidos nesta fase 1 de vacinação.

Entende-se que as doses devem ser administradas nos grupos previstos no cronograma acima, e diante da realização da dose em indivíduo que não atenda ao cronograma previsto, mas que esteja no grupo prioritária da fase 1, deve ser registrada observação no ato do registro da vacinação no sistema RN+VACINA justificando tal aplicação.

É inadmissível por parte deste programa estadual de imunização uma eventual perda de dose por não aplicação, em caso de frasco aberto, como também vacinação de indivíduos que não atendam aos critérios dos grupos prioritários desta fase em curso

Tags:

Rio Grande do Norte
vacinação
idoso
imunizante
CoronaVac
pandemia
Covid-19
Sesap/RN

voltar