Domingo, 28 de abril de 2024

Postado às 09h45 | 08 Out 2023 | redação Israel e Hamas entram no segundo dia de confronto após sábado violento

Crédito da foto: CNN Bombardeio israelense na Faixa de Gaza no domingo

Por CNN

O exército israelense e as forças do Hamas iniciaram neste domingo (8) o segundo dia de confrontos depois que o grupo extremista lançou um ataque surpresa a Israel, no sábado (7). Mais de 650 pessoas foram mortas no dia mais mortal de violência em Israel em 50 anos.

A maior incursão em Israel em décadas poderá minar os esforços apoiados pelos EUA para forjar alinhamentos de segurança regionais que poderão ameaçar as aspirações palestinas à criação de um Estado e as ambições do principal apoiante do grupo, o Irã.

Os combatentes do Hamas começaram o ataque na madrugada de sábado com uma enorme barragem de foguetes contra o sul de Israel, dando cobertura a uma infiltração multifacetada e sem precedentes de combatentes em Israel a partir de Gaza, uma faixa estreita que abriga 2,3 milhões de palestinos.

Os combatentes do Hamas mataram pelo menos 250 israelenses em confrontos durante o dia e escaparam de volta para Gaza com dezenas de reféns. Mais de 230 habitantes de Gaza foram mortos quando Israel respondeu com um dos seus dias mais devastadores de contra-ataques.

“Vamos nos vingar poderosamente deste dia perverso”, disse o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu no sábado.

As tropas israelenses lutaram contra homens armados do Hamas durante a noite em partes do sul de Israel. Um porta-voz do exército israelense disse nas redes sociais que a situação não estava totalmente sob controle.

A escalada surge num contexto de violência crescente entre Israel e militantes palestinos na Cisjordânia ocupada por Israel, onde uma autoridade palestina exerce um autogoverno limitado, à qual se opõe o Hamas, que quer a destruição de Israel.

A Cisjordânia tem assistido as intensificações de ataques israelitas, ataques de rua palestinos e ataques de colonos judeus a aldeias palestinas. As condições para os palestinos pioraram sob o governo de extrema direita de Netanyahu. A pacificação está paralisada há anos.

Israel está “embarcando em uma guerra longa e difícil”, diz Netanyahu

O primeiro-Ministro de IsraelBenjamin Netanyahu, afirmou que o país está entrando em uma guerra longa e difícil contra o Hamas. A declaração foi dada após o grupo extremista realizar um ataque sem precedentes na madrugada de sábado (7).

“Estamos embarcando em uma guerra longa e difícil. A guerra nos foi imposta por um ataque assassino do Hamas”, disse após uma reunião do gabinete de segurança política de Israel, na qual foi determinada a resposta do país ao ataque surpresa.

“A primeira fase termina com a destruição da maioria das forças inimigas que penetraram no nosso território. Ao mesmo tempo, iniciamos a formação ofensiva, e ela continuará sem trégua até que os objetivos sejam alcançados”, Netanyahu disse.

Israel tem como objetivo “anular a capacidade e o desejo do Hamas de ameaçar e prejudicar os cidadãos de Israel por muitos anos por vir (…) Restauraremos a segurança dos cidadãos de Israel e venceremos”, acrescentou Netanyahu.

Ataque do Hezbollah

A artilharia das Forças de Defesa de Israel (FDI) atacou uma área no Líbano em resposta a um “tiroteio” ??do país contra Israel neste domingo (8), segundo a FDI em um comunicado.

“As FDI têm tomado medidas preparatórias para este tipo de possibilidade e continuarão a operar em todas as regiões e a qualquer momento necessário para garantir a segurança dos civis israelenses”, disse um comunicado.

O grupo libanês Hezbollah emitiu um comunicado reivindicando a responsabilidade por atacar três locais israelenses em uma área conhecida como Fazendas Shebaa, usando mísseis e artilharia.

As Fazendas Shebaa são consideradas pelo Líbano como ocupadas por Israel.

Os três locais incluem o site Radar, o site Zabdin e o site Ruwaisat Al-Alam, disse o comunicado do Hezbollah.

“Avisamos vocês”

O líder do Hamas, Ismail Haniyeh, disse que o ataque que começou em Gaza se espalharia pela Cisjordânia e Jerusalém. Os habitantes de Gaza vivem sob bloqueio israelense há 16 anos.

Num discurso, Haniyeh destacou as ameaças à Mesquita Al-Aqsa de Jerusalém, a continuação do bloqueio israelita a Gaza e a normalização israelita com os países da região.

“Quantas vezes já vos avisamos que o povo palestino vive em campos de refugiados há 75 anos e vocês se recusam a reconhecer os direitos do nosso povo?”

Corpos de civis israelenses cercados por vidros quebrados foram espalhados pelas ruas de Sderot, no sul de Israel, perto de Gaza. Os corpos de um homem e uma mulher estavam espalhados nos bancos dianteiros de um carro.

Israelitas aterrorizados, entrincheirados, contaram a sua situação por telefone, ao vivo, na televisão.

Altos oficiais militares estavam entre os mortos em combates perto de Gaza, disseram os militares israelenses.

O gabinete de Netanyahu disse que o seu gabinete de segurança aprovou medidas para destruir as capacidades militares e governamentais do Hamas e da Jihad Islâmica, outro grupo militante, “durante muitos anos”, incluindo o corte de eletricidade, fornecimento de combustível e a entrada de mercadorias em Gaza.

Em Gaza, fumaça preta, flashes laranja e faíscas iluminaram o céu devido às explosões. Drones israelenses podiam ser ouvidos no alto.

Os mortos e feridos de Gaza foram transportados para hospitais em ruínas e superlotados, com grave escassez de suprimentos e equipamentos médicos. O Ministério da Saúde disse que 232 pessoas morreram e pelo menos 1.700 ficaram feridas até então.

Biden oferece apoio a Netanyahu

Os países ocidentais, liderados pelos Estados Unidos, denunciaram o ataque.

Na Casa Branca, o presidente Joe Biden foi à televisão nacional dizer que Israel tinha o direito de se defender, emitindo um aviso contundente ao Irã e a outros países: “Este não é o momento para qualquer parte hostil a Israel explorar estes ataques para procurar vantagem. O mundo está assistindo.”

Os Estados Unidos têm procurado um acordo para normalizar as relações entre Israel e a Arábia Saudita, visto pelos israelitas como o maior prêmio até agora na sua busca de décadas pelo reconhecimento árabe. Os palestinos temem que qualquer acordo desse tipo possa vender os seus sonhos de um Estado independente.

Osama Hamdan, líder do Hamas no Líbano, disse à Reuters que a operação de sábado deveria fazer os estados árabes perceberem que aceitar as exigências de segurança israelenses não traria a paz.

Em todo o Oriente Médio, houve manifestações de apoio ao Hamas, com bandeiras israelitas e norte-americanas incendiadas e manifestantes agitando bandeiras palestinas no Iraque, Líbano, Síria e Iémen. O Irã e o Hezbollah, aliados libaneses do Irã, elogiaram o ataque do Hamas.

Tags:

Isarael
Hamas
guerra
mundo

voltar