Por g1
A chaminé da Capela Sistina expeliu fumaça preta após a primeira votação do conclave nesta quarta-feira, 7, anunciando que um novo papa ainda não foi escolhido pelos cardeais.
A fumaça preta confirmou as expectativas para o primeiro dia do conclave, quando a possibilidade de que o novo pontífice fosse eleito era considerada muito baixa.
Dessa forma, os fiéis da Igreja Católica terão agora de esperar até esta quinta-feira, 8, quando novas rodadas de votação no conclave ocorrerão.
Veja os horários do conclave:
Quinta, 8 de maio, segundo dia de conclave, até duas fumaças
- Perto de 5h30 (horário de Brasília): primeira votação do segundo dia. Se o papa for definido, sairá fumaça branca. Se não for definido, nada acontecerá;
- Perto de 7h: segunda rodada de votação do dia. Se o papa for definido, sairá fumaça branca da chaminé da capela Sistina. Se não houver definição, sairá fumaça preta;
- Perto de 12h30: terceira rodada de votação do dia. Se o papa for definido, sairá fumaça branca. Se não for definido, nada acontecerá;
- Perto de 14h: quarta rodada de votação do dia. Se o papa for definido, sairá fumaça branca da chaminé da capela Sistina. Se não houver definição, sairá fumaça preta.
Demora
O resutado da primeira votação ocorreu cerca de três horas após as portas da Capela Sistina serem fechadas, marcando o início oficial do conclave no qual os 133 cardeais aptos a votar para escolher um novo papa se isolam do mundo.
Foi a maior demora dos três últimos conclaves. Um possível motivo para o atraso pode ter sido uma pregação que ocorreu antes da votação e pode ter se estendido, segundo apurou o jornalista da TV Globo César Tralli.
Outra possibilidade é o fato de que a maioria dos eleitores participa do primeiro conclave.
Cerca de 45 mil fiéis estavam na praça São Pedro aguardando o resultado da primeira votação no momento em que a fumaça foi expelida.
As chances de que um novo nome saísse nesta quarta eram consideradas muito baixas porque, nesta votação inaugural, muitos votos são simbólicos, oferecidos pelos cardeais a seus colegas como gestos de respeito ou amizade antes que a votação mais séria comece no dia seguinte.
Como são necessários dois terços (ou 89) dos votos dos 133 eleitores, a escolha de um papa "de primeira" é altamente improvável.
O primeiro dia, porém, pode apontar os nomes que se sobressaem entre as correntes políticas do Vaticano, impulsionando ou enterrando candidaturas.
LEIA MAIS
- Conclave: definição de novo papa nesta quarta-feira é improvável; entenda
- Instalada na Capela Sistina chaminé que anunciará o novo papa
- Cardeal que desafiava veto de Francisco confirma desistência de participar do conclave
- Corpo de papa Francisco é sepultado na basílica Santa Maria Maggiore
- Homilia de missa fúnebre resgata legado de união do papa Francisco
- Pobres, imigrantes e trans prestarão última homenagem ao papa Francisco
- Morre Francisco, o primeiro papa das Américas
- Papa Francisco morreu de AVC e insuficiência cardíaca irreversível
- Vaticano decide que funeral do papa Francisco será no sábado às 5h
- Quais são os próximos passos da Igreja Católica após a morte do papa Francisco
- Dois cardeais brasileiros entre os favoritos para suceder o Papa Francisco
- Lula lamenta a morte de papa Francisco e decreta luto de 7 dias no Brasil
- Frei Beto diz que próximo papa 'tende a ser de centro à direita’
Tags: