Terça-Feira, 26 de novembro de 2024

Postado às 08h00 | 06 Out 2017 | Redação Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares ganha Nobel da Paz

Crédito da foto: Arquivo/Tim Wright/EFE A campanha alerta as “consequências humanitárias catastróficas" desses arsenais

O Comitê Nobel Norueguês anunciou na manhã desta sexta-feira, 6, pelo horário de Brasília, o prêmio Nobel da Paz. O vencedor foi a Campanha Internacional para a Abolição das Armas Nucleares.

A campanha alerta as “consequências humanitárias catastróficas" desses arsenais e pelos seus esforços para fazer um tratado que os proíbe.

O Comitê enfatizou o "sofrimento humano inaceitável" como um "argumento importante" para a proibição de armas e enfatizou que outras armas menos destrutivas, como as minas antipessoais, bombas de fragmentação e armas químicas e biológicas já foram proibidas por diferentes tratados.

O Nobel destacou que no dia 7 de julho deste ano, 122 países assinaram um tratado internacional contra a proliferação nuclear, mas lamentou que nenhum dos "países que têm armas nucleares, nem seus aliados" ratificaram, ainda que Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China tenham dado um primeiro passo neste sentido.

Este prêmio, acrescentou a decisão, é "também um apelo" a estes países para que iniciem "negociações sérias" para a eliminação das 15 mil "armas nucleares existentes em todo mundo".

Tags:

Armas Nucleares
Prêmio Nobel da Paz
Campanha Internacional

voltar