Da Agência Brasil
Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, têm uma reunião nesta segunda-feira (16), em Helsinki, na Finlândia.
O encontro será a portas fechadas. Putin chegou ao Palácio Presidencial por volta das 7h35, em Brasília, e subiu as escadas acompanhado do presidente finlandês, Sauli Niinistö.
Trump, que atrasou seu trajeto até o palácio aparentemente para não chegar antes de Putin, apareceu mais de meia hora (7h57, em Brasília) depois do horário estipulado para o começo da cúpula
O presidente norte-americano enviou mensagens a Putin, elogiando a organização da Copa do Mundo da Rússia, encerrada ontem (16), em Moscou. "Um dos melhores mundiais de futebol", afirmou o norte-americano.
Segundo a imprensa finlandesa, apesar de aspectos negativos, a partir de críticas de Trump à Rússia, é possível sair um resultado positivo do encontro. A expectativa é que, durante a reunião, os presidentes conversem sobre Síria, Ucrânia (de acordo com a visão Rússia) e acordos bilaterais.
Há informações de que Trump insistirá na questão da suposta interferência russa nos assuntos internos dos Estados Unidos, incluindo uma controvertida acusação contra 12 militares russos. A denúncia é que os russos teriam interceptado comunicação e páginas na internet nos Estados Unidos para manipular informações dos comícios de 2016, quando Trump disputou as eleições com a democrata, Hillary Clinton.
Durante a reunião também deverão ser tratadas violações de direitos humanos e de convenções diplomáticas.
*Com informações da Prensa Latina, agência pública de notícias de Cuba, e da Agência EFE.
Tags: