Quarta-Feira, 08 de janeiro de 2025

Postado às 14h30 | 06 Nov 2020 | Redação Democrata Joe Biden será declarado o 46º presidente da maior potência mundial

Uma das disputas mais acirradas da história, a eleição para presidente nos EUA tem agora desfecho previsível, a ser confirmado a qualquer momento. Embora as apurações não tenham acabado em 6 estados, estatísticos já dão como certa a vitória de Biden

Crédito da foto: Reprodução Democrata Joe Biden será confirmado presidente dos Estados Unidos

Por Congresso em Foco

Uma das disputas mais acirradas da história, a eleição para presidente nos Estados Unidos tem agora desfecho previsível, a ser confirmado a qualquer momento. Embora as apurações não tenham acabado em seis estados, estatísticos já dão como certa a vitória do democrata Joe Biden.

Ele está à frente em quatro estados. A diferença entre ele e o presidente Donald Trump é pequena, mas o cenário é desfavorável para o candidato à reeleição, já que a maioria dos votos a apurar vem pelo correio, meio em que o democrata tem vencido com folga.

Confirmada a previsão de que vencerá na Pensilvânia, o maior colegiado entre aqueles que ainda não concluíram a apuração, Biden será declarado o 46º presidente da maior potência mundial, chegando aos 273 votos – até o momento ele tem 253 e Trump, 214.

Para se eleger, qualquer dos candidatos precisa conquistar ao menos 270 delegados. Caso ganhe nos quatro estados em que lidera, o democrata poderá chegar aos 306 votos. Nesse cenário, Trump teria apenas mais 18 delegados, ficando com 232.

“É só uma questão de tempo”, escreveu há pouco em sua conta no Twitter o estatístico Nate Cohn, do New York Times. “Na Pensilvânia, Biden está a caminho de acumular uma vantagem de cerca de 80 mil votos antes da contagem das cédulas provisórias”, acrescentou.

O Decision Desk HQ, empresa que divulga resultados e projeções eleitorais nos Estados Unidos a vários veículos foi além: já anunciou a vitória de Biden na Pensilvânia e sua consequente eleição como presidente do país.

O New York Times destaca o avanço de Biden na Pensilvânia e sua proximidade com a vitória: "Se a liderança de Joe Biden sobre o presidente Trump for mantida, ele ganhará a presidência. Biden também ultrapassou Trump na Geórgia enquanto a contagem de votos continua, e ele está à frente no Arizona e em Nevada".

Tags:

Joe Biden
Estados Unidos
Donald Trump
eleições
internacional
mundo

voltar