O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater/RN), escritório local, iniciou nesta quinta-feira (10) a etapa de reposição dos estoques de sementes dos Bancos de Sementes. O Programa Estadual de Bancos Comunitários de Sementes é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, executado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (SAPE), em parceria com a Emater.
Atendendo aos protocolos sanitários, a distribuição será escalonada, para evitar aglomeração e contará com o apoio da prefeitura municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SEADRU) no transporte das sementes. Neste primeiro dia, foram distribuídas as sementes de 05 bancos aos seus respectivos representantes.
O município de Mossoró possui o maior número de agricultores beneficiados pelo programa, sendo contempladas 1728 famílias, distribuídas em 38 Bancos de Sementes. Esse ano, cada família será contemplada com as seguintes quantidades de sementes: milho: 5 kg, feijão: 5 kg e sorgo: 3kg.
Serão distribuídos 8640 kg de sementes de feijão, 8640 kg de sementes de milho e 5184 kg de sementes de sorgo, totalizando 22464 kg de sementes. Na perspectiva de uma boa quadra chuvosa, com previsão de chuvas dentro da normalidade, todo esforço é para que essas sementes cheguem ao campo e sejam semeadas o mais breve possível, e possa incrementar a produção de grãos para alimentação humana e também produção de forragem.
Tags: