Começa a funcionar nesta segunda-feira (14) o serviço de atendimento pré-hospitalar e transporte básico de pacientes Covid utilizando a viatura de resgate do Corpo de Bombeiros do município de Mossoró.
A ação foi possível com a assinatura de um Termo de Cooperação entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN) e a Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró (SMS), por meio do SAMU Mossoró. A Central de Regulação de Urgência do SAMU 192 Mossoró irá estabelecer os critérios para transporte dos pacientes.
“A parceria nasceu fruto da necessidade de ampliação da estrutura de transporte de pacientes Covid, muito em função da ampliação da rede de leitos que aconteceu em Mossoró de dezembro do ano passado até agora. Abrimos um diálogo com os Bombeiros, fomos muito bem acolhidos e firmamos este Termo de Cooperação, que inicia hoje, regulado pelo SAMU, acionado via 192, prestando assistência e dando vazão a esse aumento de fluxo de pacientes Covid dentro do território”, explicou Viviane Lima, subcoordenadora da Unidade de Acompanhamento dos Consorcios Interfederativos de Saúde da Sesap.
A ambulância de suporte básico permanecerá dentro da estrutura do Corpo de Bombeiros de Mossoró e fará prioritariamente a locomoção de pacientes clínicos Covid, composta por técnico de enfermagem cedido pelo município de Mossoró, além de socorrista e condutor do Corpo de Bombeiros.
A duração da parceria está prevista inicialmente para sessenta dias, podendo ser prorrogada enquanto durar o tensionamento da rede pública de saúde em função da pandemia da Covid-19, mediante interesse comum de todas as partes.
Tags: