Sábado, 30 de novembro de 2024

Postado às 09h00 | 22 Fev 2022 | redação Curso de Medicina da Uern tem concorrênca de 42 candidatos para uma vaga

Crédito da foto: Arquivo Acesso ao campus central da Uern, em Mossoró

Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO

Nesta segunda-feira, 21, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) divulgou o número de inscrições feitas para os cursos ofertados pela instituição. As inscrições foram feitas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e chegaram ao total de 17.041 para um total de 2.509 vagas ofertadas para os cursos da Uern.

De acordo com o balanço feito pela Universidade, do total de inscritos, 9.988 são residentes do Rio Grande do Norte, correspondendo a 58% das inscrições. Entre os candidatos, 8.624 escolheram os cursos da Uern como primeira opção no SiSU, enquanto 8.417 selecionaram a instituição como segunda opção de curso.

As vagas ofertadas pela Universidade são distribuídas nas categorias de Cota Social, Cota para Pessoas com Deficiência e Não Cotista. As vagas destinadas para pessoas com deficiência são na proporção de 5% do total das vagas ofertadas (125,45 vagas do total ofertado).

Na categoria cota social, a proporção de 50% do total de vagas é destinada a candidatos que tenham cursado integralmente os ensinos fundamental e médio em escolas públicas e para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Já na categoria de não cotista entram os candidatos não pertencentes à Cota Social ou à Cota para Pessoas com Deficiência.

Do total de 17.041 inscritos, 13.932 (81,8%) inscreveram-se por meio de ações afirmativas, enquanto 3.109 (18,2%) candidataram-se às vagas na modalidade ampla concorrência. Das 2.509 vagas ofertadas, 50% são destinadas à cota social – das quais 58% são reservadas para pretos, pardos e indígenas –, e 5% para pessoas com deficiência.

Além das cotas sociais, na Uern, o candidato que tenha cursado integralmente os ensinos Fundamental e Médio em escolas públicas ou privadas localizadas no RN terá um bônus de 10% na pontuação geral.

No campus central, em Mossoró, estão sendo ofertadas 1.427 vagas para 27 cursos diferentes. Alguns desses cursos são oferecidos em turnos diferentes (manhã e noite), dando maior possibilidade de ingresso. Além de Mossoró, a Uern está ofertando 380 vagas para nove cursos no campus de Pau dos Ferros.

No campus de Patu, são ofertadas 150 vagas para quatro cursos diferentes. Em Natal, o campus oferta 246 vagas para cinco cursos. Em Assú, a Uern disponibiliza 210 vagas para seis cursos diferentes. Já em Caicó, três cursos disponibilizaram 96 vagas. A convocação dos candidatos aprovados na Chamada Regular do PSVI SiSU/UERN 2022 está prevista para hoje, 22 de fevereiro.

 

Medicina teve mais de 2.500 inscrições

O curso de Medicina é sempre um dos mais concorridos da história da Uern. Neste ano, Medicina se destacou no número de candidatos inscritos, com 2.554, e se tornou o curso mais concorrido da instituição. Com o total de 60 vagas ofertadas, o curso teve uma concorrência de 42,57 alunos para uma vaga.

O número total de inscritos no curso de Medicina é três vezes maior do que o registrado no curso de Enfermagem, campus Mossoró, que foi o segundo com maior concorrência. O curso, que oferta 40 vagas, teve um total de 824 inscrições, gerando uma concorrência de 20,60 alunos para uma vaga.

Outros cursos que completam o ranking dos cinco mais procurados são Educação Física (modalidade integral), também do campus de Mossoró, com 761 inscrições. Por ter uma oferta maior de vagas, 80 no total, o curso gerou uma concorrência de 9,51 alunos para uma vaga.

Enfermagem no campus de Caicó apareceu em 4º lugar no ranking dos mais procurados. Com uma oferta de 36 vagas e o total de 538 inscrições, o curso teve uma concorrência de 14,94 candidatos para 1 vaga.

Em 5º lugar na lista está o curso de Direito noturno, que disponibiliza 40 vagas no campus central e teve um total de 504 inscrições. A concorrência para esse curso é de 12,60 estudantes para uma vaga.

Tags:

Uern
Medicina
Enem
Sisu
Mossoró
RN
ensino superior

voltar