Terça-Feira, 21 de janeiro de 2025

Postado às 09h30 | 11 Mar 2022 | redação Quase 170 mil crianças tomaram a primeira dose contra a doença

Crédito da foto: Wilson Moreno / PMM Campanha de vacinação segue em Mossoró

Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO

Iniciada em meados de janeiro, a cobertura vacinal na faixa etária entre 5 a 11 anos segue avançando no Rio Grande do Norte e chegou à metade do público imunizado com ao menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Monitoramento do RN Mais Vacina, plataforma coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública e alimentada com dados das gestões municipais, apontou que o RN estava perto de 170 mil crianças com a primeira dose do imunizante no braço.

Até o fechamento desta edição, o portal contabilizava 169.025 crianças nesta faixa etária com a D1. O número representava 50% deste público que já recebeu a D1 contra o SARS-CoV-2, vírus causador da doença. A campanha de vacinação contra a Covid-19 no território potiguar alcançou esse percentual na última quarta-feira (9).

A Secretaria Estadual de Saúde estima em 305.093 crianças entre 5 a 11 anos de idade aptas a tomarem a vacina contra a Covid-19. A meta de cobertura apontada pela Sesap é de 301 mil crianças imunizadas.

Ainda de acordo com a pasta estadual, há para os menores dois imunizantes disponíveis. As unidades para este público são da Pfizer pediátrica e da CoronaVac. Os dois imunizantes possuem dois períodos diferentes para aplicação da segunda dose. O período da vacina pediátrica da Pfizer entre a primeira e segunda dose é de oito semanas. Já da CoronaVac, o período é de quatro semanas.

ATRASADOS

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte alerta, assim como vem fazendo desde o início do processo de vacinação, para a necessidade de completar o esquema de imunização dentro do prazo, evitando atrasos.

A plataforma RN Mais Vacina mostrava que o número de pessoas entre 5 a 11 anos com a segunda dose em atraso já passava de 34 mil até o encerramento desta reportagem. Segundo o sistema, 34.322 excederam o prazo para receber a segunda dose.

Em Mossoró, o número de crianças com a D2 atrasada chega a 4.371. A segunda maior cidade do Rio Grande do Norte conta com 18.961 pessoas acima de cinco anos com a D2 em atraso. Já cidadãos com a dose de reforço em atraso são 55.813.

Em Natal, são 8.274 crianças com o esquema vacinal incompleto. A capital do estado soma 59.086 pessoas com a segunda dose em atraso e 205.324 com a terceira dose atrasada.

Ainda de acordo com a ferramenta, o RN tem 6% das crianças totalmente vacinadas, ou seja, tomaram as duas doses do imunizante. O percentual corresponde a 22.759 pessoas nesta faixa etária que encerraram o esquema vacinal.

ADOLESCENTES

A cobertura vacinal entre o público de 12 a 17 anos estava em 86% nesta quinta-feira para os adolescentes parcialmente vacinados e 66% de totalmente vacinados. Tomaram a primeira dose 276.377 jovens. O número de adolescentes com o esquema vacinal completo chegou a 210.865.

POPULAÇÃO GERAL

O Rio Grande do Norte também atingiu um número expressivo na vacinação contra a Covid-19 nos últimos dias. O estado chegou nesta semana a 80% da população geral com as duas doses de vacina contra a doença.

Apenas entre os adultos, que é o recorte populacional há mais tempo atendido pela campanha de vacinação, os percentuais de cobertura estão em 92% com a primeira dose, 86% com a segunda dose e 46% na dose de reforço.

Tags:

Covid-19
vacinação
RN
Mossoró
crianças
adultos

voltar