Segunda-Feira, 20 de janeiro de 2025

Postado às 09h30 | 04 Abr 2022 | redação Livro do advogado Edson Oliveira conta a trajetória do Albergue de Mossoró

Crédito da foto: Cedida Sede do albergue de Mossoró

Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO

Há oito anos, o ALBEM (Albergue de Mossoró) realiza um trabalho social voltado para o acolhimento de acompanhantes de pacientes que são de outros municípios e estão internados nos hospitais de Mossoró. A construção do local só foi possível graças ao empenho de toda uma comunidade e com recursos provenientes de doações.

Também é por meio de doações que a instituição se mantém até hoje. A história do Albem é marcada pela luta diária dos fundadores e colaboradores para manter o local em pleno funcionamento, garantindo uma experiência satisfatória para os albergados.

Essa trajetória do Albergue de Mossoró está sendo contada no livro “ALBEM: Um sonho realizado”, escrito por Edson Oliveira, fundador e diretor da instituição, com a ajuda de colaboradores e alguns membros da sociedade mossoroense. “Serão cerca de 360 páginas contando todos os detalhes dessa conquista que teve a participação da sociedade civil de Mossoró, na arrecadação e até no engajamento do trabalho da construção”, informou Edson Oliveira.

O diretor da instituição informou que a ideia de escrever o livro surgiu a partir da importância de apresentar o trabalho que é realizado no local a toda a sociedade de Mossoró e do Rio Grande do Norte. “Por hábito, recebemos muitas pessoas que vêm conhecer o trabalho do Albem e, a partir disso, nós mostramos as instalações, contamos como tudo começou. Até que alguns visitantes e colaboradores disseram que seria interessante escrever sobre essa trajetória de luta, para que mais pessoas tomassem conhecimento. A partir disso, surgiu realmente a ideia de escrever esse livro”, explica.

O livro foi inscrito em um período de quatro meses, entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022, por meio de um trabalho intenso de todos os colaboradores. “Nós percebemos que tínhamos bastantes histórias e que não poderia escrever a trajetória sem considerar o trabalho desenvolvido pelo Centro Social Francisco Dantas, que tem mais de 30 anos de atuação no bairro Aeroporto. Então, o livro traz a história dos trabalhos sociais desenvolvidos pelo Centro, no que se refere à creche e ao Albem”, relata Edson Oliveira.

O idealizador do Albem informa ainda que a obra traz uma proposta de incentivar às pessoas a fazer o bem e praticar a solidariedade. Edson explica que o livro também é uma espécie de roteiro, no qual são demonstrados os erros, os acertos, os caminhos tomados e as decisões que foram fundamentais para que fosse traçado o caminho que até hoje é seguido.

Questionado sobre o sentimento que tem ao ver que a história da instituição pode ser conhecida e reconhecida por muitas pessoas, Edson Oliveira explica que é um sentimento interessante. Ele argumenta que é algo novo mostrar para as pessoas todos os desafios que a instituição vem passando ao longo dos anos, externar um trabalho social que é feito sem nenhuma intenção que não seja a de ajudar o próximo.

Edson Oliveira relata histórias e momentos importantes do trabalho social.

“É um sentimento diferente o de estar falando de uma história, em capítulos, de muito trabalho e dedicação, dos desafios superados e dos obstáculos vendidos. Nós estamos colocando de forma resumida esses fatos e colocando-os à disposição da sociedade para que ela tome conhecimento e, principalmente, sirva de orientação para quem deseja iniciar um trabalho social. Os frutos que nós colhemos é o que nos motiva. Hoje, vemos crianças que passaram pelo projeto social lá atrás se destacando em suas áreas, sejam eles engenheiros, médicos, advogados, entre outros. Então, essas histórias não podem ficar restritas ao conhecimento de poucos”, explica.

Edson Oliveira ressalta que toda a renda do livro, que está previsto para ser lançado em julho, será destinada para a manutenção do Albem. No momento, está rendo realizada a pré-venda da obra, que pode ser adquirida pelo valor de R$ 80, por meio de solicitação feita via whatsapp (84) 98852-5342 ou pelo e-mail alberguemossoro@hotmail.com. A compra também pode ser feita na própria sede do ALBEM, que fica localizada à Rua Ricardo Guilherme de Lima, 2512, bairro Aeroporto. Para ajudar a causa, a instituição disponibiliza o PIX (CNPJ 12.703.179/0001-22) para doações em dinheiro.

 

Operação Konstelação será desenvolvida com recursos da venda dos livros

O livro “ALBEM: Um sonho realizado” será o início de outra história de um novo sonho que está sendo realizado pela instituição: a Operação Konstelação.  Além de registrar a história e de arrecadar recursos para a manutenção do Albem, o livro também vai ajudar a desenvolver esse projeto, que beneficia crianças do bairro Aeroporto e regiões próximas.

Edson Oliveira informa que o Centro Social Francisco Dantas desenvolve, há 32 anos, um projeto de apoio às crianças da localidade. “Em 2020, esse projeto completou 30 anos e, com a pandemia, nós não tivemos como comemorar. As aulas foram suspensas e ficamos pensando qual seria a melhor forma de comemorar. A partir daí, veio a ideia de fazermos uma seleção de 30 crianças da escola, que estavam em situação de vulnerabilidade social, tendo como referência o fato de ser uma criança órfã de pai ou mãe, ou de mães solos”, informa.

O idealizador do projeto informa que a Operação Konstelação tem o objetivo de promover ações tanto com as crianças quanto com os pais, por meio de oficinas, projetos de qualificação dos responsáveis, atividades interativas com as crianças. “O projeto já está pronto e já foi aprovado nos conselhos municipais. Nós estamos agora tentando buscar recursos para viabilizá-lo, a partir de janeiro de 2023”, explica Edson Oliveira.

A Operação Konstelação tem previsão de oito anos de duração, de forma que as crianças terão essa assistência em várias fases da vida. O nome do projeto foi escolhido em alusão às estrelas. “Todos sabem que quando um ente querido parte, principalmente quando são pais de crianças, elas têm em mente que essas pessoas viraram estrelas. Por isso, o nome konstelação”, conclui.

Tags:

ALBEM
mossoró
alberque
Edson Oliveira

voltar