Cerca de 27 milhões de brasileiros vivem numa região cada vez mais importante para o Brasil, e principalmente para o Nordeste: o Semiárido. Ocupando cerca de 12% do território nacional, abrangendo mais de 1 mil municípios, o semiárido brasileiro é o que possui o maior número de habitantes do mundo.
Para falar sobre realidades desta região e contar as histórias de quem nela vive, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), por meio do Laboratório de Narrativa Hipermídia (HiperLAB/UERN), criou o “Vozes do Semiárido”, projeto de extensão do curso de Jornalismo. Entre as ações do projeto, uma série audiovisual com seis episódios, também chamada “Vozes do Semiárido”, estreou no final de semana passado, durante a Feira Nordestina de Agricultura Familiar e Economia Solidária (FENAFES), ocorrida no Centro de Convenções, em Natal.
Com produção do HiperLAB e da Uern TV, e apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar, e da Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (FUNCITERN), a série mostra histórias de agricultoras e agricultores potiguares que têm apostado na agricultura familiar e na economia solidária e tem sido atores importantes ao desenvolvimento sustentável do semiárido potiguar. Todos os episódios estão disponíveis gratuitamente no canal do youtube da Uern TV e serão transmitidos também em emissoras de TVs públicas.
Para o diretor geral da série, professor Fabiano Morais, a proposta do conteúdo é dar conhecimento às pessoas das transformações ocorridas no campo e como as pessoas que vivem no semiárido tem atuado fortemente pela preservação e fortalecimento do ecossistema. “Essa é a primeira temporada de um projeto de 12 episódios. Lançamos os 6 primeiros e, ao final do ano, entregaremos os seis restantes. Em todos eles, voz e vez para as mulheres e homens que fazem a diferença no semiárido potiguar”, comentou.
Durante o lançamento, que contou com a presença da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, o coordenador do projeto Vozes do Semiárido, professor Esdras Marchezan, ressaltou a alegria de estrear a série em um evento que estava reunindo agricultoras e agricultores de todo o Nordeste. “Estar nesta feira apresentando a série Vozes do Semiárido é motivo de muita alegria e responsabilidade. Queremos contar as histórias do Semiárido e mostrar toda a beleza que existe nesta região, principalmente pela força e trabalho das pessoas que nela vivem”, comentou.
Os episódios podem ser conferidos neste link: https://www.youtube.com/playlist?list=PLtvmIy0VEO7VkbJYaHgmF__EJGbEDEN-y
A série Vozes do Semiárido tem direção geral de Fabiano Morais, coordenação institucional de Esdras Marchezan, imagens de Zenóbio Oliveira, edição, montagem e finalização de Danilo Queiroz, som direto de Daniel Frota, e identidade visual de Lucas Galvão.
Tags: