Domingo, 19 de janeiro de 2025

Postado às 11h30 | 09 Ago 2022 | redação Coluna César Santos: militar da reserva tem projeto para aeroporto em Mossoró

Crédito da foto: Aequivo Velho Aeroporto Dix-sept Rosado

É HORA DE LUTA - 433

Peço licença à jornalista Thífanny Alves para transcrever a sua reportagem, postada no site da TCM Notícia, sobre a possibilidade de Mossoró ter um novo aeroporto. Leia:

“O Aeroporto Dix-Sept Rosado já foi alvo de muitas polêmicas: falta de segurança para pouso e decolagem, ser numa região muito habitada, e até a falta de opções para expansão. Sabendo destas limitações e após uma missão em Mossoró, um militar do exército brasileiro voltou para casa com uma ideia: dar uma solução mais viável para o aeroporto da cidade.

A proposta do hoje empresário, Tenente Schwatey, é construir o equipamento do zero em outro lugar. O projeto do Aeroporto Regional Intermodal de Mossoró “Heróis da Resistência” foi destaque no II Congresso de Empreendedorismo Universitário na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ele propõe a construção de um aeroporto de cargas e passageiros, com capacidade para operar cinco voos nacionais, cinco voos regionais e três voos internacionais voltados para a exportação e importação de produtos.

Tenente Schwatey conta que o projeto surgiu ainda em 2012, em uma visita à cidade: “Em 2012 eu estive aqui em Mossoró e naquela época o Aeroporto Dix-Sept Rosado estava fechado, né? E ficou fechado por sete anos. Então a ideia inicial foi em 2012, e de lá pra cá fizemos o desenvolvimento do aeroporto de carga e passageiros, beneficiando em 2038 mais de 300 mil pessoas viajando”.

A proposta contou com a assessoria de uma equipe de engenheiros e arquitetos. De acordo com o empresário, uma das justificativas para o projeto é a dificuldade de expansão do atual aeroporto, que fica localizado dentro da cidade. A ideia é construir o novo modal nas margens da BR-405, no caminho para Apodi/RN.

Os recursos para o investimento seriam fruto de uma Parceria Público-Privada. ‘Agora eu estou indo no Ministério da Infraestrutura para apresentar o planejamento estimativo orçamentário do projeto, e nós estamos convocando os governos federal, municipal e estadual e também a iniciativa privada, numa comunhão de esforço’, explica Schwatey.

Caso o projeto fosse colocado em prática, a expectativa seria ter o aeroporto novo completo em 36 meses, gerando 15 mil empregos diretos e 35 mil empregos indiretos.”

Pois bem.

A necessidade de Mossoró ter um novo aeroporto é antiga, à medida que o velho “campo de aviação” não corresponde ao processo de desenvolvimento socioeconômico local e regional. Basta lembrar que a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) rebaixou o Dix-sept Rosado para a classe de aeródromo, consequência de suas limitações que se arrastam há anos.

Não conheço o Tenente Schwatey, nem tive acesso ao projeto que ele defende. Não cabe acreditar ou desconfiar de suas intenções. No entanto, cada possibilidade de Mossoró ter novo aeroporto é uma esperança que se renova. Quem sabe, agora, o projeto não ganhe visibilidade por ser ano eleitoral e os postulantes a cargos eletivos assumam compromisso com a causa.

Daqui, desse canto de página, continuaremos com a campanha pela construção do novo aeroporto. O momento é oportuno, aliás, sempre é e será oportuno, até Mossoró e o Oeste conquistarem um aeroporto capaz de fazer a economia regional alçar voos maiores.

Que todos somem força à ideia do Tenente Schwatey, porque é hora de luta.

 

FRASE

“Estamos indo ao Ministério da Infraestrutura para apresentar o projeto”

TENENTE SCHWATEY – Militar da reserva sobre construção de novo aeroporto em Mossoró

 

ANALFABETISMO...

O capitão Styvenson Valentim foi eleito senador sem saber de nada sobre o mandato, sobre política, sobre Brasília. O grito contra a “política tradicional” atraiu para ele mais de 745 mil votos em 2018. Agora, quer ser governador do RN, também sem saber de nada, segundo o próprio. O seu nome foi oficializado pelo Podemos. O capitão espera que o raio caia pela segunda vez no mesmo local.

 

...POLÍTICO

Personagens aparecem de tempo em tempo na política, geralmente quando o cidadão está saturado. O Macaco Tião se tornou uma celebridade em 1988, foi lançado à Prefeitura do Rio de Janeiro pela revista humorística Casseta Popular, e por pouco não se elegeu prefeito com mais de 400 mil votos. Esse movimento faz parte da democracia, mas também do analfabetismo político.

 

PRESTAÇÃO DE CONTAS

A governadora Fátima Bezerra (PT) aproveitou o debate na Band para prestar contas de ações positivas do seu governo. Destaque para salários em dia e o pagamento das quatro folhas deixadas pelo governo passado, representado no debate pelo ex-governador de Robinson Faria, Fábio Dantas (SDD).

 

RETROVISOR

Fabio Dantas teve dificuldades de debater sobre ações propositivas para o Rio Grande do Norte, em razão de ter sido vice-governador da gestão passada, que foi encerrada com mais de 80% de reprovação popular. Atacar o atual governo não vai colar. A comparação do hoje e ontem será inevitável.

 

INELEGIBILIDADE

É possível um gestor público se afastar do cargo e, dias depois, ter movimentação financeira usando a sua "chave" da conta? Essa é a resposta que a Justiça Eleitoral vai buscar para deferir certo pedido de registro de candidatura. Não será fácil para quem perdeu o prazo de desincompatibilização conseguir passar ileso. Aguarde.

 

PIO X

A prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida (PSD), apresentou Dr. Pio X (MDB) à militância como o seu candidato a deputado federal. O ex-prefeito de Luís Gomes, que controla também Major Sales, está empolgado com a candidatura.

 

É NOTÍCIA

1 - O padre Fábio de Melo volta a fazer show em Mossoró no próximo domingo, no Thermas Hall, às 18h, com participação do mossoroense José Carlos. O ingresso mais barato custa R$ 180.

2 - Está aberta a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e multivacinação para atualização da caderneta de crianças e adolescentes. A campanha segue até o dia 9 de setembro, sendo que em 20 de agosto acontecerá o "Dia D" da mobilização.

3 - Uma inflação de mais de 60% castiga os argentinos. A crise econômica começa a "expulsar" os que ainda têm algum trocado na poupança. É uma das piores crises da história da Argentina.

4 - A BR-405, no trecho entre Itaú e o acesso a Tabuleiro Grande, no Alto Oeste, precisa de reparos urgentemente. O trânsito de carros pesados é intenso. Já a rodovia BR-226 está em perfeito estado de conservação, principalmente entre Patu e Pau dos Ferros.

5 - O Sistema Nacional de Empregos (SINE) do Rio Grande do Norte está com mais de 300 oportunidades de empregos disponíveis em todo o estado. Em Mossoró, tem vagas para auxiliar de cozinha, açougueiro, costureira, eletricista, cozinheiro. Confira no Sine.

Tags:

Mossoró
aeroporto
economia
Coluna César Santos
Jornal de Fato

voltar