Domingo, 17 de novembro de 2024

Postado às 08h45 | 02 Dez 2022 | redação Fazenda de melão de Mossoró ganha prêmio principal do "Melhores do Agronegócio"

Crédito da foto: Valmir Alves Melão de Mossoró é exportado para o mundo

Por Tribuna do Norte

A maior produtora e exportadora de melão do Brasil e do Mundo, a Agrícola Famosa recebeu o prêmio principal da 18ª edição do Prêmio Melhores do Agronegócio, organizada pela Revista Globo Rural. A empresa, sediada em Mossoró, no Oeste Potiguar foi reconhecida pelos seus resultados financeiros e iniciativas de sustentabilidade. A premiação ocorreu nessa quarta-feira (30), em São Paulo.

Fundada na divisa do Rio Grande do Norte com o Ceará em 1995, a empresa expandiu sua atuação na região e atualmente também produz frutas em Pernambuco e no Piauí. De 3 mil hectares de área total há 27 anos, a Agrícola Famosa agora conta com 30 mil hectares. A produtora venceu, além do grande prêmio, a categoria Fruta, Flores e Hortaliças.
 
"Eu sabia que a gente ia ganhar no nosso setor porque a organização já tinha nos informado, mas não fazia ideia que seríamos a Campeã das Campeãs, dentre tantas grandes empresas que tem no país. Foi uma surpresa muito gratificante. Eu dedico esse prêmio aos 8 mil funcionários da Agrícola Famosa, que fazem essa empresa ser o que é", frisou o CEO da empresa, Carlo Porro, que recebeu o prêmio no evento.
Ele destaca a relevância do reconhecimento pelos critérios estabelecidos de resultados financeiros e práticas de sustentabilidade. "É um prêmio calculado na nossa contabilidade auditada, são os números reais. Mas, além disso, reconhece também as nossas iniciativas de sustentabilidade, da atuação social que a empresa tem e na importância para a segurança alimentar",  disse o CEO da Agrícola Famosa.
 
As fazendas de produção de melão da empresa têm a Europa como o principal mercado consumidor. Além disso, a Agrícola Famosa também começou a vender para Estados Unidos e China. No ano passado, a companhia faturou R$ 835,03 milhões. No total, 230 mil toneladas de frutas foram colhidas durante o ano.
 
Finanças e Sustentabilidade
Referência no setor, o Prêmio Melhores do Agronegócio avalia empresas de diversos segmentos, com base nos seus resultados financeiros do ano anterior, como receita líquida, endividamento, liquidez e margem - que representam 70% da pontuação -, e indicadores de responsabilidade socioambiental, que têm peso de 30% na nota final. A metodologia de avaliação é desenvolvida e aplicada pela Serasa Experian. Neste ano, o evento conta também com apoio do Banco do Brasil, Azul Cargo e Mombak.
 
"A gente pode ter terra, pode ter máquinas, mas, no nosso caso, sem gente, a gente não faz nada. Estamos no semiárido mais populoso do mundo. Posso dizer que essa gente nordestina é valoroza, trabalhadora e inteligente e a capacidade de crescimento que a gente tem no semiárido nordestino é imensa", completou o CEO da empresa.
 
Os resultados também serão divulgados no Anuário do Agronegócio, que apresenta o perfil das vitoriosas e o ranking completo com as 500 maiores empresas do setor. A edição impressa será distribuída aos assinantes e poderá ser encontrada nas bancas. Já a versão digital poderá ser acessada pelo aplicativo Globo+.
 
Neste ano, o Anuário revelou que a receita líquida das 500 maiores empresas do setor somou R$ 1,393 trilhão em 2021, 21,7% acima do resultado obtido no ano anterior.
 
Celso Porro destaca a relevância do reconhecimento pelos critérios estabelecidos de resultados financeiros e práticas de sustentabilidade. "É um prêmio calculado na nossa contabilidade auditada, são os números reais. Mas, além disso, reconhece também as nossas iniciativas de sustentabilidade, da atuação social que a empresa tem e na importância para a segurança alimentar",  disse o CEO da Agrícola Famosa.
 
Prêmio Melhores do Agronegócio
 
O Prêmio Melhores do Agronegócio é uma das referências do setor e avalia empresas de diversos segmentos, com base nos seus resultados financeiros do ano anterior, como receita líquida, endividamento, liquidez e margem (que representam 70% da pontuação), e indicadores de responsabilidade socioambiental, que têm peso de 30% na nota final. A metodologia de avaliação é desenvolvida e aplicada pela Serasa Experian.

Tags:

Famosa
agrícola
melão
melancia
frutas frescas
Globo Rural

voltar