Por Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO
As doações de leite materno neste período de verão registram queda de 30% a 40%. A afirmação é da coordenação do Banco de Leite Humano de Mossoró (BLHM). O aleitamento materno é a estratégia que isoladamente mais previne mortes em crianças menores de cinco anos, visto que o leite materno é superior a qualquer outro leite nessa fase da vida, pois é um alimento completo que possui todos os nutrientes que o bebê precisa, sendo de mais fácil digestão.
Os bebês até os seis meses de idade devem ser alimentados somente com leite materno, não precisam de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.
A coordenadora do BLHM, Patrícia Minelli, explica que o estoque não está zerado, mas que é necessário o permanente incentivo de doações.
“Temos leite pasteurizados, mas logo é distribuído. Não temos leite estocado. Ele é pasteurizado e distribuído para maternidade, para UTI Neo e ou recém-nascidos que estejam em cuidados hospitalares que necessitam do leite materno”, disse Patrícia que informa ainda que depois de pasteurizado, o tempo de armazenamento é de 6 meses.
O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os 2 anos de idade ou mais e, de forma exclusiva, nos seis primeiros meses de vida, mesmo nas mães que tiveram casos confirmados de Covid-19. Bebês que são amamentados ficam menos doentes e são mais bem nutridos do que aqueles que ingerem qualquer outro tipo de alimento.
Para tentar manter o estoque foi criada uma rota para a coleta de leite humano em Tibau, cidade litorânea que recebe milhares de mossoroenses neste período de férias. A medida realizada pelo Corpo de Bombeiros ocorre às terças-feiras. A corporação já realiza o recolhimento do leite em Mossoró.
O aleitamento materno reduz em 13% a mortalidade até os cinco anos, evita diarreia e infecções respiratórias, diminui o risco de alergias, diabetes, colesterol alto e hipertensão, leva a uma melhor nutrição e reduz a chance de obesidade. Além disso, o ato contribui para o desenvolvimento da cavidade bucal do pequeno e promove o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê.
As mães interessadas em participar das doações devem entrar em contato com o Banco de Leite por meio do contato: 3315-3471 ou 98723-3818. Uma equipe do CBM realizará o recolhimento do leite nos domicílios. Em Mossoró, as doações podem ser realizadas no Banco de Leite de Mossoró, localizada à Rua Juvenal Lamartine, ao lado do Hospital Maternidade Almeida Castro (HMAC).
Aleitamento materno protege bebês e crianças pequenas de doenças perigosas
O leite materno é o melhor alimento que um bebê pode ter. Ele é considerado a primeira ‘vacina’ do bebê. O leite humano protege bebês e crianças pequenas de doenças perigosas.
O leite materno é de fácil digestão e promove um melhor crescimento e desenvolvimento, além de proteger contra doenças. Mesmo em ambientes quentes e secos, o leite materno supre as necessidades de líquido de um bebê. Água e outras bebidas não são necessárias até o sexto mês de vida. Dar ao bebê outro alimento, que não o leite materno, aumenta o risco de diarreia ou outra doença.
A amamentação frequente faz com que a mãe produza mais leite. Quase toda mãe é capaz de amamentar com sucesso. No entanto, muitas mães precisam ser encorajadas e ajudadas para que possam começar a amamentar.
Quase todas as mães conseguem amamentar com sucesso. Aquelas que não possuem confiança para amamentar precisam do estímulo e do apoio prático do pai da criança, bem como da família e dos amigos.
Tags: