Por Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO
O município de Mossoró ampliou a imunização com a vacina bivalente contra a Covid-19 para gestantes, puérperas e idosos acima de 60 anos. As gestantes e puérperas fazem parte da fase 3 da atual campanha de imunização. A vacina protege contra a variante original do vírus e cepas como a Ômicron. Atualmente, a vacina é aplicada em grupos prioritários divididos em fases, conforme calendário estabelecido.
A vacinação com o imunizante teve início na última segunda-feira (27) à população acima dos 70 anos de idade; pacientes imunocomprometidos a partir de 12 anos de idade; pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILP) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; comunidades indígenas, ribeirinhas, e quilombolas a partir de 12 anos de idade.
A dose de reforço do imunizante é direcionada ao público que tomou pelo menos as duas doses iniciais, ou seja, concluiu o esquema básico. Para se imunizar, é necessário ter tomado a última dose há 4 meses.
Pessoas não vacinadas ou que receberam apenas uma dose da vacina devem iniciar ou completar o esquema primário com duas doses da vacina monovalente. Em seguida, a dose de reforço bivalente Pfizer deverá ser administrada com intervalo de 4 meses da última dose do esquema primário.
Já as pessoas que completaram o esquema primário ou já receberam uma ou duas doses e reforço estão aptas a receber a dose de reforço bivalente, respeitando também o intervalo de 4 meses da última dose recebida.
A Sesap distribuiu aos municípios potiguares mais de 30 mil doses da vacina bivalente, que protege contra novas cepas da Covid-19. Nessa primeira etapa, a prioridade é para idosos, comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas, imunossuprimidos e outros grupos vulneráveis. Nesta semana, Mossoró recebeu 7.638 doses da vacina bivalente que integra a segunda geração de imunizantes contra a Covid-19.
As vacinas bivalentes são as chamadas segunda geração do imunizante, ou seja, são aquelas que possuem em sua composição a cepa original e subvariantes da Ômicron.
Tanto as bivalentes quanto as monovalentes, da primeira distribuição, agem do mesmo modo no organismo, estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos protetores e células de defesa contra o vírus Sars-CoV-2.
Quando infectada pelo vírus, a pessoa vacinada conseguirá combatê-lo rapidamente, pois já tem imunidade.
Monovalentes
O início ou continuidade do esquema vacinal, ou seja, as duas primeiras doses da vacina, e também a aplicação do reforço, ocorrem com as vacinas monovalentes.
Crianças entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade; crianças entre 5 e 11 anos de idade; e adolescentes e adultos de 12 a 59 anos de idade.
Quem ainda não completou o ciclo vacinal ou está com alguma dose em atraso, pode procurar uma unidade de saúde para se vacinar, mesmo que não esteja no grupo prioritário.
Coadministração de vacinas e contraindicações
As vacinas contra covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea com as demais vacinas ou em qualquer intervalo na população de 6 meses de idade ou mais.
As únicas contraindicações à vacina da covid-19 são hipersensibilidade ao seu princípio ativo ou a qualquer excipiente nela contido, bem como para as pessoas que já tiveram reações anafiláticas comprovadas a uma dose anterior da vacina.
Mossoró conta com 11 pontos de aplicação da vacina bivalente
Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza para a população mossoroense 11 locais de aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19. Deste total, 9 são Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de centro clínico e faculdade de enfermagem.
A dose de reforço do imunizante está sendo aplicada nas UBSs Maria Soares da Costa, no bairro Alto de São Manoel, Dr. José Leão, no Alto da Conceição, Chico Costa, no Santo Antônio, Dr. Lucas Benjamim, no conjunto Abolição III, Dr. Epitácio da Costa Carvalho, no bairro Pintos, Dr. Luiz Escolástico Bezerra, no Santa Delmira, Dr. Ildone Cavalcante de Freitas, no Barrocas, Raimundo Renê Dantas, no bairro Boa Vista, e Dr. Chico Porto, no bairro Aeroporto.
Além das UBSs, a imunização acontece no Centro Clínico Evangélico e na Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAEN/UERN). Os dois locais estão localizados no Centro da cidade.
Pontos de imunização:
UBS Maria Soares da Costa – Alto de São Manoel
UBS Dr. José Leão - Alto da Conceição
UBS Dr. Chico Costa – Santo Antônio
UBS Dr. Lucas Benjamim – Abolição III
Centro Clínico Evangélico - Centro
UBS Dr. Epitácio da Costa Carvalho - Pintos
UBS Dr. Luiz Escolástico Bezerra – Santa Delmira
UBS Dr. Ildone Cavalcante de Freitas – Barrocas
UBS Raimundo Renê Dantas – Boa Vista
UBS Dr. Chico Porto – Aeroporto
Faculdade de Enfermagem (FAEN) – Centro
Tags: