Quarta-Feira, 15 de janeiro de 2025

Postado às 08h45 | 21 Jul 2023 | redação Antrrabica: Campanha continua em Mossoró com 10 pontos de vacinação nesta sexta-feira

Crédito da foto: Wilson Moreno / PMM Uma das principais medidas de prevenção contra a raiva humana é a vacinação de cães e gatos

Por Edinaldo Moreno / Repórter do Jornal de Fato

Iniciada na semana passada, a campanha de vacinação antirrábica tem sequência nesta sexta-feira (21) em Mossoró em mais de 10 pontos volantes distribuídos nas quatro regiões do município. Uma das principais medidas de prevenção contra a raiva humana é a vacinação de cães e gatos.

Os postos de imunização de caninos e felinos são disponibilizados em pontos estratégicos. Eles são montados próximos às Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Os locais de vacinação funcionam das 8h às 11h ou enquanto durar o estoque de doses.

Conforme o mais recente cronograma da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os pontos escolhidos para a sequência da campanha hoje são as UBSs dos Pintos, da 3ª etapa do Vingt Rosado, Abolição IV, da Estrada da Raiz, Dom Jaime Câmara, Liberdade I, Aeroporto, Alto da Conceição, além do Parque Verde, no Santa Delmira, e da Praça da Formiga, no Abolição V.

“A raiva é uma zoonose, uma das patologias mais letais. Por isso, a imunização é de extrema importância. Essa vacina bloqueia para que o vírus não chegue ao homem. Hoje, nós temos os pets incluídos como membros das nossas famílias. Então, é importante o cuidado sanitário com essa questão”, destacou Genicleyton de Góis, médico veterinário do CCZ.

Em Mossoró, a campanha de vacinação começou no último dia 14. A ação seguirá até o dia 30 de setembro. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde prevê a vacinação de 80% da população animal, entre cães e gatos.

Durante a semana, as equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) levaram vacinação para os animais na zona rural. Conforme cronograma, a primeira localidade contemplada com a ação foi a Vila Maísa. Os profissionais também visitaram os assentamentos Oziel Alves e Pau Branco, comunidades integrantes do polo Maísa.

A raiva é uma doença infecciosa aguda que acomete mamíferos, inclusive o homem, com letalidade de, aproximadamente, 100%. É transmitida principalmente por meio da mordida de animais infectados.

Os principais sintomas da raiva são mal-estar geral, pequeno aumento de temperatura, anorexia, cefaleia, náuseas, dor de garganta, entorpecimento, irritabilidade, inquietude e sensação de angústia, que duram em média de 2 a 10 dias. A transmissão aos humanos ocorre pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura.

O Ministério da Saúde recomenda, como forma de evitar a exposição ao vírus, não se aproximar de cães e gatos sem os tutores, não mexer ou tocá-los quando estiverem se alimentando, com crias ou mesmo dormindo. Nunca tocar em morcegos ou outros animais silvestres diretamente, principalmente quando estiverem caídos no chão ou encontrados em situações não habituais.

 

Mossoró registra cerca de 270 casos confirmados de arboviroses no 1º semestre

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), por meio da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (SUVIGE), publicou nesta semana o Boletim Epidemiológico com dados sobre a ocorrência das arboviroses no Rio Grande do Norte. O documento traz dados da dengue, chikungunya e zika do início do ano até 1º de julho de 2023.

Conforme o último levantamento da pasta estadual, Mossoró registrou no período 267 casos confirmados de arboviroses. Deste total, o maior número é de dengue, seguido por chikungunya e zika.

Entre 1º de janeiro e 1º de julho, Mossoró contabilizou 339 casos prováveis, com 146 confirmados. A incidência da doença no primeiro semestre ficou em 111,59 para cada grupo de 100 mil habitantes. Já o total de casos confirmados de chikungunya ficou em 121, com 147 prováveis. A incidência foi de 48,39. A cidade registrou somente 1 caso de zika, com 9 prováveis, com incidência de 2,96.

Em 2023, o Rio Grande do Norte teve 1.304 casos de dengue confirmados. O número é bem abaixo dos mais de 8 mil casos confirmados no ano passado. Até 1º de julho de 2023, o estado teve 2.658 casos notificados e 365 confirmados para Chikungunya, além de 952 casos notificados e 102 confirmados para zika.

No RN, foi identificada a circulação dos sorotipos 1 e 2 da dengue, sendo o 2 considerado o vírus mais agressivo em relação aos outros, ocasionando uma evolução mais rápida para as formas mais graves da dengue.

 

PONTOS DE VACINAÇÃO:

UBS Dr. Epitácio da Costa Carvalho – Pintos

UBS Mário Lúcio Medeiros – Vingt Rosado | 3ª Etapa

UBS Dr. Cid Salém – Abolição IV

UBS Dr. Joaquim Saldanha – Santo Antônio | Estrada da Raiz

UBS Dr. José Holanda Cavalcante – Dom Jaime Câmara

UBS Francisco Pereira de Azevedo – Liberdade I

UBS Dr. Sueldo Câmara – Aeroporto

UBS Dr. José Leão – Alto da Conceição

Parque Verde – Santa Delmira

Praça da Formiga – Abolição V

Tags:

Mossoró
Antrrabica
vacina
cão
gato

voltar