Terça-Feira, 26 de novembro de 2024

Postado às 09h30 | 28 Set 2023 | Uern celebra seus 55 anos com Assembleia Universitária nesta quinta-feira

Crédito da foto: Divulgação Título de Doutor Honoris Causa será concedido à pesquisadora Helena Bonciani Nader

Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO

Hoje, 28 de setembro, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) celebra seus 55 anos de existência. A data é comemorada com a realização de uma Assembleia Universitária, que deve reunir toda a comunidade acadêmica e convidados, e ocorre a partir das 15h, no Teatro Dix-Huit Rosado.

Na Assembleia Universitária serão concedidos títulos honoríficos e também serão feitas homenagens a personalidades que, de alguma forma, contribuíram para a história da universidade. Todos os nomes que serão homenageados hoje foram escolhidos pelo Conselho Universitário (Consuni).

O título de Doutor Honoris Causa será concedido à Helena Bonciani Nader, pesquisadora na área de biomedicina, que possui ampla atuação em instituições de incentivo à ciência. Ela faz parte da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp), da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

O Diploma de Mérito Administrativo será entregue à servidora Sara Cristina do Couto Silva, que atua na Faculdade de Educação (FE). Ela é membro do Grupo de extensão Diálogos em Paulo Freire e Educação Popular (LEFREIRE) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagens – Linha em Educação Popular.

Para o título de Professor Emérito, a escolhida pelo Conselho foi a professora Maria Vera Lúcia Fernandes Lopes. Ela é pesquisadora, conferencista e palestrante, com importantes trabalhos na área de educação inclusiva. Já o título de Professor Honoris Causa será concedido à atriz e professora Antônia Lúcia da Silva (Tony Silva). Com forte atuação no cenário artístico-cultural de Mossoró, Tony Silva tem papel fundamental na história da arte, do teatro e da luta antirracista e em favor dos povos de terreiros.

Também será entregue durante a Assembleia Universitária a Comenda Medalha da Abolição, concedida pela Uern e Prefeitura de Mossoró, criada pela Lei Municipal 20/68. Serão homenageados com a comenda: professora Nevinha Gurgel, reitora da Uern entre 1993 e 1997; professor Felipe Caetano (in memoriam), militante da cultura e do teatro; e a empresária Zilene Marques, diretora geral da TCM Telecom.

As comemorações pelos 55 anos da Uern foram iniciadas no dia 21 de setembro, com a realização de uma Sessão Solene por parte da Câmara Municipal de Mossoró (CMM). Na sessão, foi destacada a importância da Universidade para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte, levando em consideração que a Uern formou mais de 56 mil pessoas.

Também foi realizado um Culto Evangélico, Culto aos Orixás e uma Missa em Ação de Graças. “Quando a gente diz que essa Universidade pode ser cada vez maior, cada vez mais forte, é nessa perspectiva, é de vestir essa Universidade de povo, de todas as cores, de todas as necessidades, de todas as diversidades. É essa Universidade que eu tenho certeza que todos nós acreditamos, de todas as suas diversidades, de portas abertas para esse acolhimento”, disse a reitora Cicília Maia.

 

Orquestra Filarmônica Pauferrense participará da Assembleia Universitária

A Orquestra Filarmônica Pauferrense Antonio de Holanda Cavalcanti, da cidade de Pau dos Ferros, estará na abertura da Assembleia Universitária que comemora os 55 anos da Uern, nesta quinta-feira, 28 de setembro, no Teatro Dix-Huit Rosado.

Vinculada à Sociedade Filarmônica Pauferrense (SFP), a Orquestra apresentará obras de Luiz Gonzaga, Francesco Sartori, Pérez Prado, Chuck Rio, Kansas, Europe e Odair José. Haverá ainda solos de Kelvy Guilherme (por trompete) e Moisés Fernandes (por voz). Participam cerca de 40 pessoas, entre músicos, musicistas e artistas.

A Filarmônica tem como Maestro o professor Leandro Fernandes Oliveira. A SFP está sob a presidência dos professores Jailson José dos Santos e Marília Cavalcante de Freitas. A instituição tem forte parceria com a Uern, uma vez que funciona em espaço cedido no Campus de Pau dos Ferros.

O presidente da Sociedade Filarmônica destaca que “a música produzida pela Orquestra tem encantado as pessoas nas apresentações públicas, como não é comum as práticas de conjunto, envolvendo instrumentos do tipo violoncelo e violinos, em naipes de metais, madeiras e percussão, mesclados a expressões de música erudita e popular. Aqui no interior, esse projeto acabou conquistando o público em geral”.

A SFP é uma instituição de Utilidade Pública Municipal e de Utilidade Pública Estadual do Rio Grande do Norte. Também foi reconhecida, por lei, como Patrimônio Imaterial Municipal em Pau dos Ferros e é considerada uma grande herança cultural para cidade e região do Alto Oeste Potiguar.

Tags:

Uern
Assembleia Universitária
Mossoró
universidade

voltar