Edinaldo Moreno/Da Redação
A Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) prepara para este mês uma vasta programação para o “Outubro Rosa”. A solenidade de abertura ocorre nesta quarta-feira (4), a partir das 10 horas, no Hospital da Liga, na Praça dos Hospitais.
Na oportunidade, serão apresentadas as atividades a serem desenvolvidas pela instituição durante o período da campanha. A animação ficará por conta de Aline Reis e Darlan Dias.
A campanha tem o objetivo principal de alertar às mulheres e à sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo de útero.
Magna Araújo, supervisora do departamento de Imagens da Liga Mossoroense, destaca que o “Outubro Rosa” é uma campanha de extrema importância para a saúde das mulheres. Ela enfatiza ainda que a campanha visa conscientizar sobre o câncer de mama, promovendo a detecção precoce por meio de exames regulares e autoexames.
“Esta iniciativa salva vidas, aumentando as taxas de sobrevivência. Além disso, o Outubro Rosa empodera as mulheres, incentivando-as a cuidar de sua saúde e promovendo a solidariedade com aquelas que enfrentam o câncer de mama. A Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer desempenha um papel fundamental nessa causa, oferecendo cuidados de alta qualidade e apoio às pacientes. Nós da LMECC acreditamos que juntos podemos fazer do Outubro Rosa um mês de esperança e cuidado”, frisa.
Campanha internacional de conscientização para o controle do câncer de mama foi criada no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. O movimento, celebrado anualmente, pretende compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Em 2018, a Lei nº 13.733 instituiu o mês de conscientização sobre o câncer de mama. No período, são desenvolvidas as seguintes atividades, entre outras: iluminação de prédios públicos com luzes de cor rosa; promoção de palestras, eventos e atividades educativas; veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de informações em banners, em folders e em outros materiais ilustrativos e exemplificativos sobre a prevenção ao câncer, que contemplem a generalidade do tema.
MUTIRÃO
Na próxima sexta-feira (6), a LMECC realizará o primeiro mutirão de atendimento com o mastologista Dr. Dennys Fowler. A ação ocorrerá a partir das 13h.
Durante o mês de outubro, a Liga disponibilizará 600 mamografias, 200 delas em parceria com Américas Amigas. As outras 400 serão pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O outro mutirão está agendado para o dia 18 deste mês.
A mastologista Gabriela Jácome ressalta que não é preciso agendamento. A interessada basta comparecer à LMECC com documentos pessoais e exames de mamografia e ultrassonografia do último ano.
“Estamos comprometidos em proporcionar acesso fácil e rápido aos cuidados da saúde das mamas, e esta é uma oportunidade valiosa para obter orientações de especialistas, e esclarecer dúvidas relacionadas à saúde mamária, além da realização de exames, pois durante todo o mês de Outubro nosso setor de Imagens estará realizando mamografias também de forma gratuita. Para obter mais informações, entre em contato conosco pelo telefone (84) 3323-7700 ou vá presencialmente até ao Hospital”, informou.
Gabriel explica que o exame de rastreio utilizado para identificar o câncer de mama é a Mamografia. Segundo ela, permite descobrir a doença em fases tão iniciais nas quais não há nódulos, não há alteração no exame físico, nem enxergamos a olho nu. “Apenas o exame é capaz de identificar o câncer. Quanto mais precoce o diagnóstico, em fases iniciais, onde o câncer está apenas no local, maior a chance de cura”.
CÂNCER DE MAMA
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Ele também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
“As mulheres, especialmente a partir dos 40 anos têm maior risco de desenvolver câncer de mama. Alguns fatores não conseguimos modificar, mas outros só dependem de nós. Os fatores que não mudamos são: idade, menstruação precoce, menopausa tardia, história familiar, não engravidar e não amamentar. Já os que dependem de nós são: sedentarismo, obesidade, sobrepeso, alimentação inadequada, bebida alcoólica, tabagismo e má qualidade de vida com alto nível de estresse”, explicou a dra. Gabriela Jácome.
Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.
Município lança programação na quinta-feira
A Prefeitura de Mossoró lança na próxima quinta-feira (5) a programação da campanha “Outubro Rosa”. A solenidade ocorrerá no auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania, a partir das 8h.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoverá palestra sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. As informações e orientações serão repassadas ao público pelo Dr. Geison Freire – médico oncologista da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer.
Em Mossoró, as ações de prevenção e combate ao câncer de mama são realizadas durante todo o ano. Mas, neste mês de outubro, elas são intensificadas com uma série de atividades promovidas pelas equipes da SMS numa ampla programação, contemplando todas as regiões do município – zonas urbana e rural.
“A campanha ‘Outubro Rosa’ é um movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama. Ela tem o objetivo de compartilhar informações, promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para que de fato a redução da incidência da mortalidade pela doença aconteça. A campanha também visa fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença”, explicou Suiann Costa, coordenadora de Saúde da Mulher do município.
As ações serão desenvolvidas de forma intersetorial, envolvendo as diversas secretarias do município, tais como Saúde, Educação, Assistência Social, por exemplo. E ainda, com atividades nas empresas privadas da cidade. Um trabalho realizado em conjunto com diversas instituições parceiras.
Tags: