Por Amina Costa / Repórter do Jornal de Fato
A doação de sangue é um ato de solidariedade e de amor ao próximo, que pode salvar muitas vidas. O sangue doado é utilizado por hospitais em várias situações, tais como cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves.
Em Mossoró, o Hemocentro é responsável por coletar o sangue doado e enviar aos hospitais públicos e privados do município, quando é solicitado. É fundamental garantir um bom estoque de sangue, para que todo o sistema de saúde possa funcionar.
Apesar de toda a necessidade de manter um bom volume de bolsas de sangue, o Hemocentro informa que, no momento, o estoque está praticamente zerado, devido ao baixo número de doações que estão recebendo. Por esse motivo, o Hemocentro solicita que os doadores compareçam ao local e façam as suas doações o quanto antes.
A falta de sangue no Hemocentro afeta diretamente os serviços de hospitais de grande porte, como o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), o Hospital Rafael Fernandes, Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) e o Hospital Wilson Rosado, que são os que mais utilizam o estoque do local.
“Hoje nós temos dois hospitais que tratam pacientes oncológicos, a Liga e o Wilson Rosado, que demandam muitas doações de sangue. Além disso, tem as cirurgias cardíacas no Wilson Rosado e as cirurgias eletivas do Hospital Almeida Castro que também é abastecido por nós. Atualmente, nós abastecemos o Tarcísio Maia, a Liga, Wilson Rosado, Almeida Castro, Rafael Fernandes, Hospital do Rim, Hospital São Luís. Além disso, o Hemocentro também abastece os hospitais das cidades da região Oeste, como Assú, Apodi, Caraúbas, Patu, entre outras”, informou o setor de serviço social do Hemocentro.
Pelas redes sociais, o médico hematologista Wilson Júnior pediu o apoio da população de Mossoró e da região para que façam as doações de sangue. Ele lembrou que se trata de um gesto nobre e de solidariedade. Além disso, enfatizou que o Hemocentro precisa de doações de qualquer tipo sanguíneo.
“Estou aqui para fazer um apelo à população de Mossoró e de toda a região vizinha. O Hemocentro de Mossoró está com os estoques de sangue praticamente zerados. Estamos precisando urgente de doação de qualquer tipo sanguíneo. Então, se você é doador e já faz mais de dois meses que fez a última doação, compareça ao Hemocentro de Mossoró e faça uma doação. E se você ainda não é doador, compareça ao Hemocentro e faça esse gesto de solidariedade”, disse o médico hematologista.
O setor de serviço social do Hemocentro de Mossoró explica que apenas 20% dos doadores de sangue são voluntários e regulares, ou seja, doam periodicamente. Os 80% são doadores que vão até o Hemocentro por indicação dos pacientes que precisam de doações.
A média diária de doações que o Hemocentro deve receber é de 50 a 60, por dia, para que consiga manter um nível de estoque aceitável. No entanto, neste momento, não está recebendo nem a metade do número ideal, fazendo com que vários tipos sanguíneos já estejam em falta no local.
Quando o doador de sangue chega ao Hemocentro, ele passa por uma pré-triagem, com exames rápidos, depois passa por uma orientação com o assistente social, que explica como funciona todo o processo e, por fim, realiza a triagem clínica com uma entrevista com o médico e enfermeiro.
O Hemocentro abre de segunda a sábado e fica localizado ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), no bairro Aeroporto. De segunda a sexta o local abre das 7h às 18h, e aos sábados funciona das 7h às 17h. Homens podem doar quatro vezes por ano e as mulheres estão liberadas para realizar a doação três vezes durante o ano.
Veja quais são os critérios para fazer uma doação de sangue:
- Ter idade entre 16 e 69 anos - menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal;
- Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
- Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial - Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe. São aceitos documentos digitais com foto.
- Pesar no mínimo 50 kg.
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
- Estar alimentado - evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem à doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
Tags: