Sábado, 04 de maio de 2024

Postado às 09h15 | 24 Out 2023 | redação Programa Mais Médicos contempla Mossoró com mais 11 profissionais

Crédito da foto: Agência Brasil Programa Mais Médicos Brasil

Por Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO

O Rio Grande do Norte recebeu 183 novos profissionais do Programa Mais Médicos. A cerimônia aconteceu no último sábado (21) e foi conduzida pela governadora Fátima Bezerra e pela ministra de Estado da Saúde, Nísia Trindade, no Centro Administrativo. Deste total, três virão para Mossoró, totalizando 11 o número de médicos atuando na segunda maior cidade potiguar.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), eles passam a atuar na atenção primária de 62 municípios do RN e representam um incremento de mais de 50% no número atual de médicos. O início dos trabalhos destes novos profissionais dependerá de cada gestão municipal, afirma a pasta estadual.

O Ministério da Saúde afirma que quase 80% dos profissionais do Mais Médicos em atividade no Rio Grande do Norte chegaram em 2023 para ampliar o acesso e o atendimento de qualidade na atenção primária à saúde, a porta de entrada do SUS. Agora, o RN totaliza 357 profissionais em atuação no Rio Grande do Norte. Com a ampliação, a expectativa é oferecer atendimento a mais de 1,2 milhão de potiguares.

O reforço no atendimento à população faz parte da retomada do Mais Médicos pelo governo federal. Logo no início desta gestão, o Ministério da Saúde retomou editais que estavam paralisados pela gestão passada, causando desassistência em regiões de maior vulnerabilidade social.

Ao todo, a expectativa é que o Mais Médicos tenha, até o fim de 2023, 15 mil novos médicos em todo país, totalizando 28 mil profissionais. Assim, a iniciativa vai resgatar o acesso à saúde para mais de 96 milhões de brasileiros. A pasta atua pela redução da desigualdade na distribuição desses profissionais no país.

+APS Potiguar

A Secretaria Estadual de Saúde criou o +APS Potiguar. De acordo com a Sesap, dentro dos próximos dois anos, o Rio Grande do Norte terá uma cobertura total da atenção primária à saúde. Em uma ação-piloto a nível nacional, o Governo do Estado, os municípios potiguares e o Ministério da Saúde planejam ampliar a capacidade de atendimento, incluindo mais de mil equipes de saúde da família e de saúde bucal.

"Esse é um dia que reforça nossa confiança no SUS e na expansão de uma saúde de qualidade, um marco histórico para a saúde do Rio Grande do Norte. Tenho um orgulho imenso da dedicação de todos da Sesap e dos municípios em prol da expansão da atenção primária", afirmou a governadora Fátima Bezerra.

A ministra destacou ainda o desenvolvimento da saúde integrada no RN, somando a inauguração da policlínica regional, em Caicó na sexta-feira (20), e o +APS Potiguar. "É no município que o cidadão vive seus problemas. E ações como essas de ontem e de hoje marcam um importante investimento na área de atenção primária e especializada, com uma visão de saúde integrada", pontuou Nísia Trindade.

Durante o trabalho de planejamento, a Sesap realizou um diagnóstico de todos os municípios, detectando as necessidades de investimento, ampliação e expansão, contando com a adesão de todos os 167 municípios. "Lançar esse programa hoje é a realização de um grande sonho, de um trabalho conjunto e intersetorial da maneira que estamos fazendo na Sesap", apontou Lyane Ramalho, secretária de Estado da Saúde Pública.

 

Atenção primária: equidade será um dos principais pilares do novo programa

Entre os pilares do novo programa, a equidade é um dos principais. A política foi moldada para atender vazios assistenciais, com foco em populações vulneráveis como quilombolas, assentados, pescadores e marisqueiras, entre outros. "Esse programa vai nos favorecer, garantindo uma saúde de mais qualidade e uma assistência que precisamos bastante", disse a cacica Eva Claudino, representando os movimentos sociais.

 A decisão do Governo e da Sesap em investir na atenção primária foi respaldada também pela equipe técnica do Ministério da Saúde. "O ministério atendeu 100% dos pedidos feitos pelo estado. Esse programa é a expressão mais avançada do Brasil no que se trata de atenção primária", explicou o secretário nacional de atenção primária à saúde, Nésio Fernandes.

 "Com a política a gente pode melhorar a vida das pessoas. Lembro de como a mortalidade infantil foi diminuindo com a decisão do governador Lavoisier Maia em investir na atenção básica, colocando um médico em cada município. Isso mostra a importância de um dia como hoje", completou o deputado estadual Bernardo Amorim. "A ministra tem sido gigante para enfrentar esse trabalho de reconstruir a saúde no Brasil e um dia como esse é para dar os parabéns

Tags:

Mossoró
Mais Médicos
saúde

voltar