Após o lançamento do projeto Padrinhos, durante o MP Perto de Você realizado em Mossoró, em agosto passado, as primeiras crianças e adolescentes foram apadrinhadas. A celebração desse momento aconteceu na manhã último sábado (2), na Faculdade Católica e contou com a presença de representantes do Grupo Afeto, do Judiciário, das Unidades de Acolhimento, além do próprio MPRN e dos padrinhos, madrinhas e afilhados.
Ao final da programação houve a assinatura dos termos de compromisso e foi servido um lanche.
“Hoje conseguimos cumprir com nosso planejamento intenso e temos os primeiros padrinhos e madrinhas afetivos de Mossoró. Ver a esperança, a alegria e o amor nos olhos dos de todos é gratificante. Estou muito feliz em ter participado”, comentou a coordenadora executiva do Programa Padrinhos em Mossoró, Érika Bessa Viana de Andrade Barros, que é analista judiciária e assessora da Vara da Infância e Juventude.
O projeto Padrinhos busca proporcionar às crianças e aos adolescentes em instituições de acolhimento, sem perspectivas de reintegração familiar e baixas chances de adoção, a construção de laços de amizade e companheirismo na sociedade. Isso, através do apoio afetivo, material e/ou profissional da sociedade civil, visando garantir um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil.
No artigo terceiro da Constituição está expresso que é dever de todos construir uma sociedade livre, justa e solidária. Então o programa de apadrinhamento fala muito a respeito dessa solidariedade, de acordo com o 12º promotor de Justiça, Sasha Alves do Amaral.
“Esta é uma realização de um sonho que vem sendo acalentado há muito especialmente pelas crianças e adolescentes que estão nos acolhimentos. Então é muito importante a gente canalizar o que fala a Constituição, trazendo a força que há latente na sociedade para o voluntariado”, destacou.
“Desde que comecei a amadrinhar a minha vida mudou completamente. Hoje me orgulho de quem sou e isso devo muito às minhas afilhadas que me mostraram uma nova forma de ver o mundo com mais amor, empatia e respeito. Queria que mais pessoas sentissem isso e que mais adolescentes tivessem essa oportunidade”, compartilhou a voluntária e membro da Diretoria do Grupo Afeto de Apoio à Adoção, Jessica Clayane de Oliveira Brasil, reforçando que todos ganham com o Programa Padrinhos.
Programa de Apadrinhamento
Há três modalidades possíveis para apadrinhar: afetiva, profissional e provedora. O padrinho afetivo visita regularmente o apadrinhado e pode levá-lo para passar finais de semana, feriados ou férias escolares em sua companhia. Já o padrinho profissional oferece serviços ou conhecimentos, conforme a especialidade de trabalho ou interesse do padrinho. Por fim, o padrinho provedor dá suporte material, financeiro ou por meio de serviços ao apadrinhado.
Pessoas jurídicas também podem participar do projeto como padrinhos provedores ou de serviço.
Para participar do projeto, é necessário preencher a ficha de inscrição; participar do curso de formação (para os candidatos do apadrinhamento afetivo); apresentar todos os documentos exigidos e assinar o Termo de Compromisso.
Tags: