Sábado, 11 de janeiro de 2025

Postado às 09h00 | 16 Jan 2024 | redação Hospital da Mulher passa a contar com Centro de Estudos e Auditório Maria Gomes de Oliveira

Crédito da foto: Sandro Menezes / Assecom-RN Vista aérea do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia

Desta quata-fira,17, até o próximo dia 19, o Hospital Regional da Mulher Parteira Maria Correia (HRMPMC) promoverá uma programação especial em comemoração ao seu primeiro ano de existência. A unidade hospitalar foi inaugurada em 29 de dezembro de 2022. A unidade é administrada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Na quarta-feira, a celebração terá início com uma mesa de abertura, às 8h, e seguirá com a inauguração do Centro de Estudos e Auditório Maria Gomes de Oliveira, além do descerramento das placas do Centro de Estudos/Auditório e do selo SUS Aqui se Ensina.

Às 9h, ocorrerá uma mesa-redonda com a temática “Desafios da Formação Profissional em Saúde nos Dias Atuais” com o professor Cipriano Maia de Vasconcelos e a professora Maura Sobreira, com mediação da secretária adjunta da Saúde do Estado, Leidiane Fernandes de Queiroz.

A programação terá continuidade às 10h com nova mesa de discussões com o tema “Ações Educativas Desenvolvidas no Primeiro ano do HMPMC – EPS e Relação Ensino x Serviço”, conduzida pelas professoras Hosana Mirelle e Sibele Dantas e coordenada pela diretora do Hospital da Mulher, Elenimar Costa Bezerra.

Um café musical encerrará a programação matutina, que retornará das 14h às 16h com a 1ª Mostra Científica do HMPMC com apresentações de trabalhos de forma oral e exibição de pôsteres.

2º DIA

Na quinta-feira (18), às 9h ocorrerá a implantação do Colegiado Gestor Ampliano, seguido de mesa-redonda às 9h30, tendo como debatedoras Ana Carla Macedo e Carlésia Alves, com coordenação de Luzia Bessa com a temática “Colegiado Gestor: o Desafio de Compartilhar Verdadeiramente a Gestão”.

Às 14h, uma tenda com participação do Projeto de Extensão “E nasceu o Amor” e da Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde da Família e Comunidade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), apresentará informações sobre o PNAR (Pré-natal de Alto Risco) COLETIVO.

3º DIA

O encerramento da programação ocorrerá na sexta (19), com um café da tarde para servidores, gestores e convidados, além de apresentação cultural e vídeo, exposição fotográfica do Governo Cidadão-Hospital da Mulher e um ato de reconhecimento a pessoas e organizações parceiras.

O centro de estudos e auditório homenageia a ex-reitora Maria Gomes de Oliveira, primeira reitora da Uern, entre 1973 e 1977. Ao assumir o cargo mais importante da Universidade em um período no qual mulheres raramente chegavam a esse tipo de posto, Maria Gomes rompeu barreiras e abriu portas para que futuras gerações de mulheres alcançassem patamares mais altos.

 

Hospital da Mulher realiza mais de 7 mil atendimentos em 1º ano de funcionamento

Equipamento gerido pela Secretaria Estadual de Saúde, o Hospital da Mulher Maria Parteira Correia realizou pouco mais de 7 mil atendimentos. Atualmente, a unidade localizada em Mossoró oferta 27 serviços especializados e conta com 130 servidores atuando.

O destaque neste primeiro ano nos atendimentos é para procedimentos de ginecologia (1.505), pré-natal de alto e baixo risco (1.083), mastologia (929), densitometria óssea (761), ultrassonografia (638), quase 500 atendimentos do serviço social e 400 mamografias, além da aplicação de palivizumabe (222), que possibilita aumentar a proteção de crianças contra a infecção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR).

Neste período de funcionamento, o Hospital da Mulher também se notabilizou pela ampliação dos atendimentos a pessoas trans e travestis, às vítimas de violência na Sala Lilás, o programa de inserção de DIU em mulheres e o início do trabalho para instalação do ambulatório de reprodução humana assistida.

Dentre os vários serviços especializados, o ambulatório para pessoas com alergia à proteína do leite de vaca, que não existia na região e foi aberto em setembro, passou a possibilitar o diagnóstico, acompanhamento e a distribuição da fórmula, beneficiando diretamente mais de 200 famílias.

Outra novidade foi a transferência do Banco de Leite de Mossoró, que passou a fazer parte do Hospital da Mulher em agosto, um equipamento estratégico para promoção e apoio ao aleitamento materno, sendo atualmente o principal suporte hoje à UTI Neonatal da Maternidade Almeida Castro e a futura UTI do próprio hospital.

 

Tags:

Hospital da Mulher
Mossoró
saúde
mulher
materno
infantil

voltar