A disputa vai ser acirrada pelo comando do Partido dos Trabalhadores (PT) de Mossoró. As maiores tendências da legenda a nível local – Articulação de Esquerda (AE), Avante e Democracia Social (DS) – lançaram candidaturas à presidência no Processo de Eleição Direta (PED), que ocorrerá no dia 6 de julho.
A disputa coloca em lados opostos a vereadora Marleide Cunha e a deputada Isolda Dantas. A AE, de Marleide, disputará a presidência com a candidatura do jovem universitário Yadson Magalhães, enquanto a corrente Avante, de Isolda, lançou a professora Ana Morais.
O processo iniciou intenso nos bastidores do PT, com as duas correntes mostrando força para buscar o voto dos militantes. A AE e Avante, inclusive, aproveitaram a campanha de filiação para aumentar os seus quadros. As duas correntes conseguiram filiar um grande número de novos filiados, o que sugere que a disputa pela presidência não tem favoritos.
Yadson Magalhães, que encabeça a chapa “Para Fazer Brilhar a Nossa Estrela”, tem militância muito forte dentro do partido e junto aos movimentos sociais. Ele é estudante do Curso de História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e assessor parlamentar de Marleide Cunha.
Além dos votos dos militantes da Articulação de Esquerda, Yadson conta com apoio da corrente Construindo Novo Brasil (CNB), a mesma do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que é liderada no Rio Grande do Norte pelo deputado federal Fernando Mineiro.
O projeto de Yadson Magalhães dialoga com a candidatura da deputada estadual Divaneide Basílio à presidência do PT do Rio Grande do Norte.
Já a candidata Ana Morais representa o grupo que está no controle do PT de Mossoró, liderada por Isolda Dantas, atual presidente. Isolda, por sua vez, lançou o seu nome em chapa coletiva à presidência do PT do estado, ao lado da vereadora de Natal Samanda Alves e com apoio do atual presidente estadual do partido, ex-deputado Júnior Souto.
Ana Moraes ladeada da deputada Isolda Dantas e da vereadora Amanda Alves
Ana Morais é militante do PT desde 1990. Professora de Ciências Sociais e Políticas da Uern, trabalhou na gestão da governadora Fátima Bezerra na pasta da Educação (2020 a 2022) e, em seguida, na direção da 12ª Regional de Educação (2023 a 2024).
Ana se apresenta como uma petista que se reinventa nas lutas do partido. Em Mossoró, tem sido uma trincheira de defesa do legado petista da governadora Fátima e do presidente Lula, pela democracia e por direitos, na resistência dos mossoroenses.
O discurso de Ana Morais vai explorar que nos últimos anos, sob o comando da deputada Isolda Dantas, o PT de Mossoró rejuvenesceu, pautou diversas lutas, teve uma candidatura própria à prefeitura — algo que não acontecia há 16 anos — e ampliou sua bancada na Câmara Municipal com a reeleição de Marleide e a eleição da primeira vereadora negra do PT, a jovem vereadora Plúvia Oliveira.
Isolda Dantas e Samanda estão juntas em disputa pelo PT estadual
A deputada estadual Isolda Dantas e a vereadora Samanda Alves anunciaram suas candidaturas à presidência do Partido dos Trabalhadores (PT) no Rio Grande do Norte. Ambas são das correntes Democracia Socialista e Avante, a mesma da governadora Fátima Bezerra, e têm militância histórica nos quadros da legenda.
Isolda e Samanda vão enfrentar na disputa interna a deputada Divaneide Basílio, que tem o apoio das correntes lideradas pelos deputados federais Mineiro e Natália Bonavides.
Filiada desde 2003, a mossoroense Samanda Alves, atualmente é vice-presidente do PT Natal. Em 2022, disputou pela primeira vez um cargo eletivo, chegando à 1ª suplência de deputada federal do partido.
Já a deputada Isolda Dantas, que foi vereadora em Mossoró, é filiada ao PT desde os 16 anos.
Isolda é a mulher mais votada na história da Assembleia Legislativa, com 57.046 votos nas eleições de 2022. Nos últimos seis anos, atuou como presidenta do PT Mossoró.
Isolda também foi candidata à prefeita de Mossoró pelo PT (o que não ocorria há 16 anos, a última candidatura da sigla foi em 2004 com Crispiniano Neto).
Samanda faz parte do Avante, grupo no PT dirigido pela governadora Fátima Bezerra e o deputado estadual Francisco do PT. Isolda Dantas é da Democracia Socialista, grupo interno da vereadora Brisa Bracchi (Natal), Plúvia Oliveira (Mossoró), Ana Aline (Caicó) Jailson (Apodi), Luiz Agnaldo (Felipe Guerra), Laerty (Francisco Dantas), Paloma (Janduís) e Jean (Martins).
Tags: