Sábado, 27 de abril de 2024

Postado às 17h15 | 21 Fev 2024 | redação Pesquisa mapeia variabilidade dos solos na zona rural de Mossoró

Crédito da foto: Cedida Doutoranda Helena Góis em coleta de material que resultou na cartilha Mapas de Solos

Uma pesquisa de doutorado desenvolvida na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), dentro do Programa de Pós-graduação em Manejo de Solo e Água (PPGMSA), realizou o mapeamento do solo de Mossoró, que terá papel importante na assistência técnica ao produtor rural. O trabalho assinado pela doutoranda Helena Neta Góis, sob orientação da professora Carolina Malala, proporcionou uma cartilha que será distribuída aos produtores rurais.

O trabalho alcançou 69 comunidades distribuídas em todos os polos da zona rural de Mossoró. Com o material colhido, as pesquisadoras elaboraram mapas que ilustram a classificação de cada solo e a distribuição dos atributos químicos como o Fósforo, Cálcio, Potássio e pH. Também foi possível verificar as condições físicas, como o teor de argila.

Segundo informações no site oficial da Ufersa, as pesquisadoras realizaram análises químicas e físicas, em parceria com o grupo de pesquisa coordenado pelo professor José Francismar de Medeiros, também docente do PPGMSA.

A iniciativa é uma parceria da Ufersa com a Secretaria de Agricultura do município, por meio do programa “Mossoró Rural”, que garante assistência técnica ao produtor, e com o Sebrae do Rio Grande do Norte. “Essa integração entre pesquisa científica e gestão pública da agricultura visa obter melhor compreensão da aptidão agrícola da cidade e definir as culturas e variedades mais indicadas em cada região”, destaca o site.

A professora Malala, que orientou a pesquisa, afirma que essa é apenas a primeira aproximação, que ainda deve se desdobrar em outras atividades. “A cartilha é um documento muito rico para os produtores da nossa cidade porque irá auxiliar na tomada de decisão sobre o manejo do solo. Esperamos que essa seja a aproximação inicial, pois nosso intuito é manter o convênio de modo que as aproximações futuras tragam ainda mais frutos”, diz.

Resultados

O levantamento aponta que os solos da cidade apresentam boa fertilidade natural, mas com variações em suas características morfológicas, físicas, químicas e mineralógicas dada a natureza do material e as condições da região. A cartilha facilita a compreensão dessa variedade a partir de recursos ilustrativos com detalhamento e indicação das informações em cores e legendas.

O documento é de extrema importância, sobretudo porque Mossoró possui a maior zona rural do Rio Grande do Norte, além de estar inserida em um dos principais polos produtores da fruticultura brasileira e da agropecuária potiguar.

Fonte: Ufersa

Tags:

Mossoró
Ufersa
solo
pos-graduação

voltar