Jornal de Fato
O novo anel viário de Mossoró terá uma extensão de 8 quilômetros, ligando as BRs 110, saída para Areia Branca, zona leste, e 304, saída para Fortaleza-CE, zona oeste. O projeto contempla uma ponte sobre o rio Mossoró, ciclovia, calçadão com acessibilidade e toda a iluminação de LED. A obra foi iniciada nesta quinta-feira, 22, um dia após o prefeito Allyson Bezerra (União) assinar a ordem de serviços.
Serão investidos R$ 67,8 milhões, recursos do Governo Federal, liberados via Ministério do Desenvolvimento Regional, com contrapartida do município. Os recursos foram assegurados no primeiro semestre de 2022, quando o senador Rogério Marinho (PL) era o titular do Desenvolvimento Regional do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O anel viário é um projeto antigo, que atravessou décadas e que tem importância fundamental para a mobilidade da cidade. Quando estiver pronto, a nova via vai desafogar o trânsito principalmente nas avenidas Leste-Oeste e Presidente Dutra e, principalmente, evitar que os veículos de cargas passem pelo centro da cidade, principalmente aqueles que transportam a produção de sal na região da Costa Branca.
Outro ponto importante é que o anel viário desafogará o trânsito na chamada “avenida universitária”, beneficiando os estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Também vai beneficiar aos moradores do Vingt Rosado, Alto das Brisas e de condomínios residenciais.
A construção do Anel Viário também é destacada pela cadeira produtiva. O diretor-executivo do Sindicato da Indústria de Moagem e Refino de Sal do Estado do Rio Grande do Norte (SIMORSAL/RN), Renato Fernandes, afirma que as principais cadeias produtivas da região serão beneficiadas pela logística facilitada com esse empreendimento. “o Anel Viário vai fazer essa integração da BR-110, onde tem muitas salinas, para com a BR-304, ligando o Ceará, isso para a gente é uma facilidade fantástica”, relatou.
Os serviços começaram pela BR-110, na saída para o município de Areia Branca. As máquinas estão sendo utilizadas para preparar o terreno por onde a estrada passará. Não há uma previsão de conclusão da obra, mas a gestão municipal garante que os recursos estão em caixa e não haverá paralisação, nem prejuízo ao andamento dos serviços.
Tags: