Jornal de Fato / Uern
Em uma ação de solidariedade e compromisso com o bem-estar social, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) iniciou mais uma edição da Campanha Uern pela Vida na última sexta-feira, 23, durante a reunião do Fórum das Diretoras e dos Diretores. No ano passado, foram mais de duas toneladas de alimentos arrecadados, beneficiando 14 projetos e instituições sociais.
A Uern Pela Vida é desenvolvida em todos os campi e visa à arrecadação de alimentos para beneficiar pessoas carentes e instituições filantrópicas do Estado. O período de arrecadação segue até o dia 20 de março. No ano passado, foram mais de duas toneladas de alimentos arrecadados.
Na Uern Mossoró, a doação dos alimentos pode ser feita na Reitoria, no Centro, e dentro do campus, especificamente na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e na Ouvidoria. Nos demais municípios-sede dos campi da Universidade, as doações ocorrem nas secretarias e nas ouvidorias dos respectivos campi.
É uma ação que visa incentivar o amor e a solidariedade e, ao mesmo tempo, levar alimentos para aqueles que não têm. A campanha está alinhada com a agenda 2030, com o ODS 2, cuja meta é erradicar a fome”, informa a reitora Cicília Maia.
A Campanha Uern pela Vida é fruto de uma ação solidária em que envolve toda a comunidade acadêmica. “Com essa ação, a Uern reafirma seu compromisso com a promoção do bem-estar social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas em situação de vulnerabilidade”, destaca a professora Jéssica Figueiredo, titular da Assessoria de Governança e Transparência, uma das coordenadoras da ação.
O intuito deste ano é repetir ou ultrapassar essa marca. “A participação de todos será fundamental para tornar essa iniciativa um sucesso e ajudar a fazer a diferença na vida de quem mais precisa”, disse Jéssica.
“A Uern, enquanto universidade socialmente referenciada, reforça seu papel inclusivo e includente, sendo um agente ativo na construção de uma sociedade mais justa e solidária. A Campanha Uern pela Vida é um testemunho vivo de nossa missão enquanto instituição de ensino superior comprometida não apenas com a formação acadêmica, mas também com a construção de uma sociedade mais justa, solidária e inclusiva. Convido a todos a participarem ativamente desta campanha, contribuindo com o que estiver ao alcance, pois juntos podemos fazer a diferença na vida daqueles que mais precisam”, declara a reitora Cicília Maia.
Entrega de alimentos ocorre entre 22 e 27 de março
A entrega dos alimentos arrecadados será feita no período de 22 a 27 de março. A entrega dos alimentos simboliza, na visão de gestores e responsáveis pela campanha, uma retribuição por tudo que a Universidade recebe da comunidade externa.
Para a coordenadora do Fórum, professora Meyre Ester, a campanha é bastante significativa e demonstra o papel social da Universidade. “É uma ação de responsabilidade social que envolve todos os setores da Instituição. É uma campanha extremamente simbólica, que incentiva e mobiliza a comunidade acadêmica e externa a fazer a sua parte no combate à fome”, declara.
As diretoras da Uern Assú e Caicó, Guianezza Mescherichia e Shirlene Mafra, respectivamente, que estavam presentes à reunião de lançamento, destacaram a importância do envolvimento de todos os campi na iniciativa.
“O Campus de Caicó abrange toda a região do Seridó Potiguar. Vamos incentivar o envolvimento de todos do campus para essa ação de solidariedade. A ação demonstra que a Universidade tem aberto suas portas para a comunidade, pensando juntos em soluções para diferentes problemáticas, como a fome”, diz Shirlene Mafra.
Guianezza Mescherichia ressalta que a Uern Assú também está em uma cidade polo, que abrange em torno de 10 municípios da região do Vale do Açu. “É imprescindível essa campanha Uern pela Vida. É um momento onde a gente pode extrapolar os muros da nossa universidade e chegar com ações concretas para aqueles que mais precisam”, frisa.
Os responsáveis institucionais pela campanha são o Gabinete da Reitoria, a Ouvidoria da Uern, as pró-reitorias de Assuntos Estudantis (Prae) e de Gestão de Pessoas (Progep), além do Fórum das Diretoras e Diretores e Fórum de Chefes.
Tags: