Por Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) iniciou nesta segunda-feira (18) a campanha de vacinação contra a gripe em todo o Rio Grande do Norte. Em Mossoró, que iniciou a campanha antecipadamente em uma semana, estima imunizar 110.113 pessoas contra a doença. O número foi repassado pela Secretaria Estadual de Saúde.
Já a estimativa da pasta estadual é imunizar em todo o território potiguar 1,3 milhão de pessoas que compõem os 17 grupos prioritários listados pelo Ministério da Saúde para receber a vacina contra os diversos tipos de influenza. A Secretaria de Saúde do RN recebeu e distribuiu aos municípios, neste primeiro lote, 360 mil doses.
O grupo prioritário com o maior número é o de idosos. No município, é estimada a imunização de 36.730 pessoas de 60 anos ou mais. Logo na sequência vêm Comorbidades (20.114), Trabalhadores de Saúde (14.649), Pessoas com deficiência permanente (14.164) e Crianças de 2 anos até 6 anos (13.108).
Para marcar o início da campanha em todo o RN, a Sesap e a Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo do Amarante reuniram-se na unidade básica de saúde do Golandim. Crianças, agentes de saúde, profissionais da segurança, grávidas e indígenas da comunidade Lagoa de Tapará receberam a dose de proteção contra a gripe.
“Estamos antecipando a campanha de vacinação este ano. Dada a sazonalidade do vírus, o Ministério da Saúde acolheu um pedido antigo dos municípios e mandou as doses. Agora vamos trabalhar para imunizar todos do grupo prioritário", destacou a coordenadora do programa de imunização da Sesap, Laiane Graziela.
A Secretaria de Saúde destaca que a vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos.
Uma nota técnica foi lançada com orientações para as secretarias de saúde dos municípios sobre a estratégia da campanha de vacinação, com a previsão de um “Dia D” de mobilização em 13 de abril.
Entre as estratégias recomendadas aos municípios estão a ampliação dos pontos de vacinação e o funcionamento em horário estendido, a mobilização dos meios de comunicação para que seja possível uma maior abrangência de informação, articulação com as secretarias de educação para ações estratégicas de vacinação em creches e escolas, entre outras.
As ações de imunização no Brasil têm sido embasadas pelo Microplanejamento, apresentado pelo Ministério da Saúde aos estados e aos municípios ao longo do ano de 2023 para que seja permanente nas ações de vacinação dos municípios tanto em campanhas quanto na rotina de vacinação.
O Microplanejamento visa fortalecer e ampliar o acesso à vacinação, respeitando as diversidades regionais, como uma ferramenta de planejamento de uso contínuo para que os municípios se organizem considerando a realidade local e direcionando esforços para o alcance da cobertura vacinal.
SMS ofertará vacina contra a gripe na Paróquia de São José
Nesta terça-feira (19), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ofertará a vacina contra a Influenza aos grupos prioritários na Festa de São José 2024, no bairro Paredões. A imunização na data em que se celebra o dia do santo será das 8h às 14h.
A iniciativa amplia o acesso da população ao imunizante da Influenza, ofertando o serviço em local e horário alternativos. O público-alvo da campanha de imunização que comparecer à Paróquia no dia do padroeiro poderá receber a proteção contra o vírus e seus agravos.
"Seguimos trabalhando dia a dia para avançar cada vez mais no processo de imunização. Além das unidades básicas de saúde, aproveitamos as festas religiosas para disponibilizar proteção à população. Por isso, o público que se encaixa em um dos grupos prioritários da campanha e que vai estar neste dia 19 na Paróquia de São José pode aproveitar o momento para receber a vacina", informou Etevaldo de Lima, coordenador de Imunizações do município.
GRUPOS PRIORITÁRIOS COM A ESTIMATIVA DE IMUNIZADOS EM MOSSORÓ
- Crianças de 6 meses até 2 anos: 3.291
- Crianças de 2 anos até 6 anos: 13.108
- Pessoas acima de 60 anos: 36.730
- Gestantes: 2.468
- Puérperas: 406
- Indígenas vivendo fora da terra indígena: 250
- Indígenas vivendo dentro da terra indígena: 00
- Quilombolas: 55
- Trabalhadores de saúde: 14.649
- Pessoas com deficiência permanente: 14.164
- Adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos): 68
- População privada de liberdade (menores de 18 anos): 1.058
- Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade: 545
- Comorbidades: 20.114
- Professores: 2.918
- Forças Armadas: 2
- População em situação de rua: 287
- Total: 110.113
Fonte: Sesap
Tags: