Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO
A doação de sangue é um ato de solidariedade e amor ao próximo que pode salvar a vida de muitas pessoas. Por isso, o Hemocentro de Mossoró está convocando os doadores regulares para comparecer ao local e realizar a doação. Objetivo é manter o estoque de sangue suficiente para atender a demanda.
Além dos doadores regulares, o Hemocentro solicita ainda a ajuda de toda a população para que, quem puder e esteja apto, possa realizar a doação. Apesar de o O negativo ser o mais necessitado, o local recebe doação de todo tipo sanguíneo. A doação pode ser feita de segunda a sábado, no próprio Hemocentro, localizado ao lado do Hospital Tarcísio Maia (HRTM).
As campanhas para doação de sangue promovidas pelo Hemocentro são realizadas durante todo o ano, mas com a proximidade de datas comemorativas e feriados, elas são intensificadas. Além disso, é necessário chamar a atenção para a redução no número de doações, que é comum ocorrer neste período chuvoso, em decorrência da proliferação de viroses e de outras doenças como dengue.
Em Mossoró, o Hemocentro é responsável por coletar o sangue doado pela sociedade e enviá-lo aos hospitais públicos e privados do município, quando é solicitado. É fundamental garantir um bom estoque de sangue, para que todo o sistema de saúde possa funcionar, evitando falta de bolsas de sangue em casos de urgências.
O baixo estoque de sangue no Hemocentro afeta diretamente os serviços de hospitais de grande porte, como o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), o Hospital Rafael Fernandes, Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) e o Hospital Wilson Rosado, que são os que mais utilizam o estoque do local.
“Hoje nós temos dois hospitais que tratam pacientes oncológicos, a Liga e o Wilson Rosado, que demandam muitas doações de sangue. Além disso, temos as cirurgias cardíacas no Wilson Rosado e as cirurgias eletivas do Hospital Almeida Castro, que também é abastecido por nós. Atualmente, nós abastecemos o Tarcísio Maia, a Liga, Wilson Rosado, Almeida Castro, Rafael Fernandes, Hospital do Rim, Hospital São Luiz. Além disso, o Hemocentro também abastece os hospitais das cidades da região Oeste, como Assú, Apodi, Caraúbas, Patu, entre outras”, informou o setor de serviço social do Hemocentro.
Uern realiza cadastro de doadores de sangue com equipe de técnicos, docentes e estudantes
Ações realizadas em conjunto, de forma coordenada e envolvendo um número expressivo de pessoas, têm o potencial de gerar impactos numa dimensão muito maior, sobretudo quando o objetivo central da iniciativa é salvar vidas.
Como parte da campanha “Uern Sangue Bom”, que anualmente incentiva a doação de sangue junto à comunidade acadêmica, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte inicia neste mês de março o cadastro de doadores de sangue da instituição, contemplando estudantes, professores e técnicos-administrativos.
O cadastro busca não apenas estimular o ato solidário entre aqueles que já o praticam, mas também conquistar novos doadores e planejar ações específicas conforme a necessidade dos hemocentros localizados na região dos campi da Uern.
Promovida pela Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (DDPQV/Progep), o cadastro reúne dados dos possíveis doadores, como o tipo sanguíneo, contato e a unidade de lotação, para facilitar a comunicação e o engajamento de servidores e discentes.
Tags: