Sexta-Feira, 10 de janeiro de 2025

Postado às 09h00 | 23 Abr 2024 | redação Uern: candidata foi flagrada tentando passar as questões por aplicativo de mensagens

Crédito da foto: Uern / Reprodução Certame foi realizado no último domingo (21) e oferece 106 vagas de níveis médio, técnico e superior

Por Edinaldo Moreno / Rpórter do Jornal de Fato

O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) confirmou a desclassificação de cinco candidatos na aplicação das provas do concurso público da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. O certame foi realizado no último domingo (21) em mais de 20 locais de provas no município de Mossoró.

Uma candidata foi flagrada tentando passar as questões por aplicativo de mensagens. De acordo com a banca organizadora do concurso, os fiscais perceberam um comportamento atípico e agiram antes que ela conseguisse enviar qualquer informação.

O Idecan informou que o nome da mulher é Mariana Abreu Cirilo. Ainda de acordo com a banca, a candidata confessou ter colaborado com uma quadrilha que pretendia fraudar o concurso. Além de ser desclassificada, ela foi encaminhada por policiais militares à delegacia de plantão.

A organizadora do certame também destacou que outros quatro candidatos foram desclassificados por burlar as regras do concurso. Três deles tentaram manter os celulares ligados e um tentou sair do local com o caderno de provas escondido.

Para os cargos de técnico de Audiovisual e Técnico Programador visual, ocorreu um incidente de troca de provas. O caso foi resolvido pelo Idecan, com acompanhamento da Comissão do Concurso, e os candidatos tiveram um tempo extra.

O certame da Universidade do Estado do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) tem quatro editais e oferece 106 vagas de níveis médio, técnico e superior, com salários iniciais de até R$ 6.240.  Milhares de candidatos participam do certame, que segue agora para as fases seguintes. A UERN informou que o percentual de faltosos atingiu 35,9%. O índice é considerado dentro dos padrões pelo Idecan, informou a UERN. Ao todo, 18.966 pessoas estavam aptas a realizarem as provas.

A aplicação dessa etapa do concurso transcorreu nos dois turnos. Pela manhã fizeram provas os candidatos a vagas de técnicos de nível superior; já no período da tarde foram aplicadas as provas para cargos de técnico de nível médio, docentes, instrutores musicais, instrutores de Libras, tradutores de libras e advogados.

DEMANDA

Os cargos de Agente Técnico Administrativo, Agente Técnico Especializado e Técnico de Nível Superior foram os mais procurados, contabilizando 15.720 inscrições (11.976 pagantes e 3.744 isentos).

A demanda por cargos de Professor de Nível Superior chegou a 2.463 inscrições (2.227 pagantes e 236 isentos). Para o cargo de Advogado, foram 462 inscrições registradas (346 pagantes e 116 isentos).

Por último, os cargos de Agente Técnico Instrutor de Língua de Sinais, Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais e Instrutor Musical receberam 320 inscrições (295 pagantes e 25 isentos).

Os(as) candidatos(as) aprovados(as) e classificados(as), dentro e além do número de vagas efetivamente disponibilizadas, poderão ser lotados, segundo adequação administrativa, em qualquer dos Campi da Uern localizados nas cidades de Mossoró, Natal, Caicó, Patu, Assú e Pau dos Ferros.

 

Idecan divulga os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas

Na tarde desta segunda-feira (22), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) informou que o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial (Idecan) publicou os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas aplicadas aos candidatos aos cargos de Técnico Administrativo (nível médio e nível superior); Advogado; Instrutor de Libras e Tradutor e Intérprete de Libras.

A Uern explicou que o candidato que desejar interpor recurso ao gabarito preliminar deverá fazê-lo individualmente, nos períodos previstos em edital, somente via Internet, por sua Área para Candidato acessível pelo endereço eletrônico www.idecan.org.br.

A Universidade ainda destacou que os espelhos das provas constam na área do candidato.

Tags:

Mossoró
Uern
concurso
fraude
Idecan

voltar