Domingo, 05 de maio de 2024

Postado às 09h00 | 24 Abr 2024 | redação Monitoramento registra 8 internados por Influenza e 1 por rinovírus em um mês

Crédito da foto: PMM Enfermeira prepara aplicação de vacina em Mossoró

Por dinaldo Moreno / Repórter do Jornal de Fato

No período de 17 de março a 13 de abril de 2024, um total de 8 pacientes residentes em Mossoró estava internados de SRAG (Síndrome Aguda Respiratória Grave) por Influenza. O número consta no sistema SIVEP-Gripe, que monitora os casos da doença. Os dados foram obtidos pelo JORNAL DE FATO por meio da equipe técnica responsável pela Vigilância dos Vírus Respiratórios do Rio Grande do Norte.

Ainda de acordo com o órgão, a segunda maior cidade potiguar registrou um internamento de SRAG por rinovírus. O monitoramento equivale as Semanas Epidemiológicas de 12 a 15, correspondente ao mesmo período dos internamentos por Influenza.

Vale salientar que a testagem para Influenza e outros vírus respiratórios em Mossoró se dá por meio de exames laboratoriais de pacientes internados por Síndrome Respiratória Aguda Grave.

A equipe ressalta que o Rio Grande do Norte está no período de sazonalidade da influenza, sendo importante intensificar etiqueta respiratória: higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar; depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimãos, bancos, maçanetas, etc.).

O órgão também reforça que pessoas com síndrome gripal devem evitar contato direto com outras pessoas, evitando aglomerações e ambientes coletivos. Por fim, destaca ainda a importância da vacinação da influenza para os grupos prioritários.

ALERTA

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da área técnica da Influenza, emitiu uma nota de alerta aos profissionais de saúde e à população sobre o aumento significativo nos casos de influenza e de rinovírus no Rio Grande do Norte.

Das amostras processadas de RT-PCR para influenza e outros vírus respiratórios, constatou-se uma positividade de 14% para influenza A e 17% para rinovírus, conforme dados do Gerenciador de Ambiente Laboratorial – GAL.

Além disso, as doenças no aparelho respiratório são a segunda maior causa de internação em leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) do estado, de acordo com dados do Sistema de Regulação de Leitos - Regula/RN.

 

Mossoró abre vacinação contra dengue para público de 4 a 59 anos

O Município de Mossoró abriu a vacinação contra a dengue para público de 4 a 59 anos. A medida começou a valer desde esta terça-feira (23).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a ampliação da faixa etária de vacinação segue recomendação do Ministério da Saúde e se dá de forma temporária, mediante disponibilidade de lote específico, observando as doses em estoque em cada Unidade Básica de Saúde (UBSs).

As unidades de saúde com o imunizante disponível são o Centro Clínico Edgard Burlamaqui (Centro); Dr. Chico Costa (Santo Antônio); Dr. Lucas Benjamim (Abolição III); Chico Porto (Ouro Negro); Raimundo Renê (Boa Vista); Dr. José Leão (Alto da Conceição); Maria Soares da Costa (Alto de São Manoel); Dr. Epitácio da Costa Carvalho (Pintos); Vereador Durval Costa (Walfredo Gurgel); Duclécio Antônio de Meideiros (Costa e Silva); Dr. Cid Salém (Abolição IV); Dr. Sueldo Câmara (Aeroporto); Francisco Pereira de Azevedo (Liberdade I).

As Unidades Básicas de Saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Tags:

Inlunza
rinovírus
Mossoró
gripe

voltar