Jornal de Fato / Uern
Para além do indissociável tripé ensino, pesquisa e extensão, as Instituições de Ensino Superior (IES) precisam estar alinhadas com as necessidades da sociedade e ter iniciativas para melhorias em prol do bem comum. E um dos principais caminhos para alcançar este objetivo passa pelo incentivo ao desenvolvimento de uma cultura inovadora dentro das Universidades.
Dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) mostram que as universidades têm sido protagonistas no processo de desenvolvimento de novas tecnologias, induzindo a transformação desse conhecimento em produtos e serviços inovadores. Segundo o órgão, entre os anos de 2014 e 2019, 76% das patentes vieram de universidades públicas.
Em meio a esse contexto, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) tem desempenhado seu papel enquanto a produção de pesquisa e tecnologia, em busca de soluções inovadoras para os problemas da comunidade.
Nos últimos anos, a Instituição tem investido e incentivado ações de inovação em todo ambiente acadêmico. O resultado dessa política na instituição são oito invenções patenteadas e outros 22 pedidos de patentes em andamento.
“A conquista das nove patentes, em um intervalo de três anos, e as outras dezenas de pedidos em andamento representam o compromisso da Uern em incentivar uma cultura inovadora, estimulando o desenvolvimento de pesquisas e ações que pensem em soluções práticas para diferentes problemas da sociedade”, destaca a reitora Cicília Maia.
Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Ellany Gurgel, difundir a inovação e o empreendedorismo nas diversas áreas da formação acadêmica é o compromisso institucional da Uern.
“Para atingirmos esse objetivo nossa equipe está construindo um diálogo amplo com a comunidade acadêmica, na perspectiva da construção de estratégias que incentivem e disseminem a cultura da inovação, da economia criativa e do empreendedorismo tecnológico e social para o fortalecimento da Uern e do ecossistema regional, além de incentivar a produção tecnocientífica e promover a transferência das tecnologias”, frisa.
Uern promoverá Conferência Livre de Ciência, Tecnologia e Inovação
Na próxima segunda-feira, 29, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) promoverá a Conferência Livre de Ciência, Tecnologia e Inovação. A programação terá início às 8h, com transmissão pelo YouTube no canal Uern Oficial.
Com o tema: "Transformando Desafios em Oportunidades: Inovação para o Desenvolvimento Nacional", a conferência livre tem como objetivo viabilizar um momento para desenvolver um diálogo, envolvendo diferentes representações da sociedade para analisar os programas e os planos da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2016-2023, e os seus resultados, com vistas a propor recomendações para a elaboração da ENCTI 2024-2030, além de ações a serem executadas em longo prazo.
Na ocasião, será realizado o painel: "Visão 2030: Estratégias Inovadoras para o Desenvolvimento Local, Estadual e Nacional". A proposta é envolver toda a comunidade acadêmica e comunidade externa para debater sobre os desafios para a área de Ciência, Tecnologia e Inovação.
A Uern também sediou duas das cinco Conferências Territoriais de Ciência, Tecnologia e Inovação do RN, e foram realizadas nos campi de Pau dos Ferros e Caicó. O intuito é garantir a representatividade dos territórios e constituem-se em espaços deliberativos, com a promoção de diálogo entre os diferentes atores sociais que visam refletir sobre a atuação da ciência, tecnologia e inovação no Rio Grande do Norte.
Os temas debatidos nos eventos resultarão em relatórios que serão apreciados na Conferência Estadual, que será realizada dia 30 de abril em Natal, e serão úteis para a consolidação da Conferência Regional Nordeste de Ciência, Tecnologia e Inovação, a ser realizada em Pernambuco nos dias 2 e 3 de maio.
Por fim, os resultados deverão contribuir com a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, promovida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que ocorrerá em Brasília/DF nos dias 4, 5 e 6 de junho.
Política de Inovação da Uern
A resolução que institui a Política de Inovação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) foi publicada neste mês no Jornal Oficial da Uern (Jouern). A medida foi aprovada no último dia 3 de abril, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).
A Política de Inovação da Uern tem como objetivo promover a cultura de inovação, empreendedorismo e proteção à propriedade intelectual no âmbito da Instituição. Ademais, visa definir estratégias de atuação institucional no ambiente produtivo local, territorial e nacional, além de orientar as ações institucionais de capacitação de recursos humanos em empreendedorismo, gestão da inovação, transferência de tecnologia e propriedade intelectual.
Tags: