Por Amina Costa / Repórter do Jornal de Fato
O Hemocentro de Mossoró fez um apelo nas redes sociais para que a população mossoroense e das cidades circunvizinhas possam se dirigir até o local e realizar uma doação de sangue. Atualmente, o local está com os estoques dos tipos sanguíneos O negativo, B negativo e AB negativo totalmente zerados.
A solicitação foi feita pelas redes sociais do Hemocentro, por meio de uma mensagem pelo médico Hematologista, André Aleixo. Ele pediu que pessoas com idade entre 16 e 69 anos, que estão saudáveis, com mais de 50 kg, possam doar sangue para ajudar o Hemocentro a salvar vidas.
“Se você tem entre 16 e 69 anos, tem mais de 50 quilos e tem boa saúde, nós estamos convidando você para fazer uma doação. Nós estamos com os estoques zerados de sangues, principalmente O negativo, B negativo e AB negativo. Então, se você mora em Mossoró e regiões circunvizinhas e puder fazer esse esforço, nós agradecemos e a população também agradece. Isso ajuda a salvar bastantes vidas”, informou o médico André Aleixo.
O médico Hematologista Wilson Júnior, também, utilizou as redes sociais para pedir doações de sangue. “Nós, do Hemocentro de Mossoró, estamos precisando urgentemente da sua ajuda. Se você tem esses tipos sanguíneos, é um doador de sangue ou mesmo que não seja, e puder comparecer ao Hemocentro de Mossoró o mais breve possível para fazer a sua doação e ajudar a salvar inúmeras vidas que estão precisando desses tipos sanguíneos, nós iremos agradecer demais”, informou.
O tipo sanguíneo O negativo é considerado o doador universal, por isso é muito utilizado em procedimentos de urgência e emergência. Apesar de ser um doador universal, pessoas com esse tipo sanguíneo só podem receber doações do mesmo tipo. O B negativo é outro tipo sanguíneo que é bastante utilizado em procedimentos do dia a dia.
O Hemocentro precisa de uma média de 50 a 60 doações diárias para manter o estoque totalmente equilibrado.
As pessoas que se consideram aptas para realizar a doação devem se dirigir até o local, que fica ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). De segunda a sexta-feira, o Hemocentro funciona das 7h às 18h e, aos sábados, das 7h às 17h. Os homens podem doar sangue quatro vezes por ano, enquanto que as mulheres podem doar três vezes.
Atualmente, o Hemocentro abastece os seguintes hospitais: Hospital Regional Tarcísio Maia, Liga de Mossoró, Hospital Wilson Rosado, Hospital Almeida Castro, Hospital Rafael Fernandes, Hospital do Rim, Hospital São Luís. Além disso, o Hemocentro também abastece os hospitais das cidades da região Oeste, como Assú, Apodi, Caraúbas, Patu, entre outras.
Quando o doador de sangue chega ao Hemocentro, ele passa por uma pré-triagem, com exames rápidos, depois passa por uma orientação com o assistente social, que explica como funciona todo o processo e, por fim, realiza a triagem clínica com uma entrevista com o médico e enfermeiro.
Quem pode doar?
Estar em boas condições de saúde;
Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos);
Pesar no mínimo 50 kg;
Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem à doação);
Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial.
Quem é impedido de doar?
Pessoas que tiveram Hepatite após os 11 anos;
Pessoas com doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;
Pessoas que utilizam drogas ilícitas;
Pessoas que tiveram Malária;
Pessoas que tiveram Doenças de Parkinson.
Tags: