Por Vitória Araújo - Especial para o De Fato
Jogos são aliados importantes no processo de aprendizagem das crianças, é por meio do brincar que elas irão desenvolver elementos fundamentais para sua formação. E foi pensando nessa forma de aprendizagem, que o Grupo de Pesquisa em Educação Geográfica, juntamente com o Laboratório de Ensino em Geografia, do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fafic/Uern), desenvolveu jogos didáticos a fim de promover uma atividade lúdica e com diferentes linguagens.
Os jogos são produzidos pelos próprios discentes da graduação de licenciatura em Geografia, por meio da disciplina de Geografia do Rio Grande do Norte e dos participantes dos Programas Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (PRP).
"Com uma atividade mais lúdica, o estudante, seja ele uma criança, adolescente ou até mesmo um adulto, vai aprender com mais facilidade, porque ele vai estar brincando e aprendendo também. Então temos essa preocupação de mostrar que o ensino pode ser mais prazeroso", relatou Prof. Dra. Maria José Costa, professora do curso de Geografia e líder do Grupo de Pesquisa em Educação Geográfica.
Naldivan Oliveira, estudante do 8º período de Geografia, relatou sobre sua experiência no projeto quando ainda era integrante do Residência Pedagógica. Foram desenvolvidas oficinas e entre uma delas foi produzido um jogo que levava como tema as mudanças climáticas. O jogo possui um tabuleiro com cones e foram divididos equipes entre os estudantes e cada equipe era responsável por cada cone e por responder perguntas sobre a temática.
"Eu vejo que isso motiva muitos estudantes a participarem mais da aula, a quererem aprender mais sobre aquele assunto. Eu acho que isso é fazer uma Geografia diferente daquela Geografia que é tradicional, que o professor escreve no quadro e o aluno repassa. A geografia é muito mais que isso, é através desses jogos que a gente consegue mostrar o quão complexa é", frisou Naldivan Oliveira.
Na disciplina de Geografia do Rio Grande do Norte, juntamente com outros estudantes, foi também desenvolvido um jogo de dominó que mostrava diferentes cidades do estado, trazendo a realidade de cada uma que, por muita das vezes, estava muito distantes dos estudantes, fazendo com que pudessem conhecê-las por meio da dinâmica.
"Foi muito interessante ter trabalhado nesse jogo, porque nos mostra mais sobre nossa região e cidades, e isso é muito importante para manter a nossa cultura viva. É muito bom passar esses conhecimentos para os estudantes através de um jogo", complementou o estudante.
Ao estar dentro do PIBID, José Airton, do 5º período de Geografia, pode ter a noção da complexidade que é ser professor, ao perceber que ser professor não é apenas a transposição de conteúdo, mas também da construção de conhecimentos, e que essa construção pode ser utilizada por meio de diversos recursos, dentre eles os jogos desenvolvidos.
"Quando os estudantes das escolas veem aquele conhecimento aplicado na forma de jogos, eles começam a se sentir interessados, porque é algo que está no cotidiano deles, através de jogos eletrônicos, jogos de tabuleiro, e eles fazem parte disso", relatou o aluno.
Além de ser atividades relacionadas ao ensino de graduação, os projetos também possuem um viés de extensão, já que os trabalhos são expostos na Feira de Profissões que a Uern, juntamente com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), promove anualmente. São diversos tipos de jogos, de diversas áreas da geografia, como também de diversas escalas de análises, podendo ser jogos sobre aspectos específicos de cidades do RN, como também sobre conflitos mundiais.
Grupo de estudo visa otimizar o ensino em geografia
O Ensino de Geografia é o foco principal do Grupo de Pesquisa em Educação Geográfica (GPEG). O trabalho desenvolvido pelo Grupo repercute diretamente nas Escolas de Ensino Básico de Mossoró, por meio das escolas campo de estágio, contribuindo para uma significativa formação dos estudantes do Curso de Licenciatura e para a formação continuada dos professores nas escolas.
A pesquisa é trabalhada de forma articulada à dimensão acadêmica do ensino. Além do estágio, o grupo se destaca com a realização de pesquisas nas escolas e vasta produção de materiais didático-pedagógicos geográficos, por exemplo, os jogos educativos.
O curso de Geografia vem se destacando na área de Ensino de Geografia, com a realização de diversas atividades acadêmicas relacionadas ao Ensino de Geografia, como eventos, monografias específicas sobre o ensino de Geografia e Projetos diversos como o PIBIC, PIBIC EM, Residência Pedagógica e PIBID.
Tags: