Por Amina Costa / Repórter Jornal de Fato
Enquanto os mossoroenses ainda respiram o Mossoró Cidade Junina (MCJ), os empresários da cidade já estão se preparando para realizar a 36ª edição da Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (FICRO), que ocorrerá entre os dias 12 e 14 de setembro, na Estação das Artes Elizeu Ventania.
Organizada pela Associação Comercial e Industrial de Mossoró (ACIM), e executada pela Padrão Consultoria, a Ficro é a maior feira multissetorial da região Oeste do Estado e, neste ano, terá mais de 150 expositores dos mais variados segmentos econômicos. A projeção é de que a feira movimente cerca de R$ 25 milhões.
O empresário e presidente da ACIM, Nilson Brasil, acredita que mais uma vez a Ficro será coroada de êxito, uma vez que, faltando mais de 2 meses para a feira, mais 70% dos espaços comerciais já estão sendo negociados. Já o Vice-presidente e gestor da Feira, empresário José Carlos Lins, vê com boas perspectivas a participação de investidores privados na feira, comprovando sua viabilidade econômica.
Além do aumento do número de estandes comercializados, também existe a projeção do aumento do público que vai prestigiar o evento. “A Ficro está sendo montada com a perspectiva de comercializar mais de 150 estandes, além das áreas modulares (em que o expositor monta a sua própria estrutura), bem como de receber um público de 30 mil pessoas”, informa o coordenador da feira, Oberi Penha.
A Ficro é considerada uma verdadeira vitrine econômica para as empresas de Mossoró e da região. Ela conta com diversos parceiros para sua realização, tanto da esfera pública como no âmbito privado. De acordo com a organização, neste ano cresceu o número de empresas privadas em busca de massificar suas marcas, produtos ou serviços, para um público altamente consumidor, ávido por novidades, tendências e inovações.
A FICRO reúne cerca de 25 atividades econômicas como: Agronegócio, tecnologia, comércio, serviços, confecções, turismo, Construção civil, entretenimento, automotivo, indústria, energias renováveis, entre outros.
Diferente do que ocorreu em anos anteriores, a 36ª edição da Ficro vai ocorrer em setembro (antes era em outubro) para que não haja um choque de data com outro evento que é de suma importância para a economia de Mossoró e da região: a Expofruit. “Em razão da Expofruit ser bianual, ou seja, realizada a cada dois anos, a FICRO pode antecipar sua data e ocupar o início de setembro para ser instalada”, disse Oberi Penha, consultor de eventos e turismo.
Oberi Penha também integra o Mossoró Convention & Visitors Bureau, entidade representativa do trade turístico de Mossoró e Região, que realizou um levantamento sobre os eventos da cidade, criando um calendário anual. Com isso, a entidade identificou o confronto de datas.
Ficro terá espaços voltados para a moda, gastronomia, turismo e para as crianças
Além das empresas expositoras, a Ficro também deve repetir algumas experiências positivas que ocorreram em edições anteriores. Será realizada mais uma edição do Salão Imobiliário de Mossoró, assim como o 2º encontro de motoclubes de Mossoró (fruto da experiência positiva realizada em 2023).
Também será destinada uma área específica para o setor de economia criativa, como a Feira Bangalô e a feira de artesanato. Parceiro e criador da FICRO em 1987, o SEBRAE estará novamente presente com o projeto Agência FICRO que terá em seu espaço, que é um dos mais movimentados da feira, alguns projetos nas áreas de confecções, moda e desfile, gastronomia e música.
A tradicional praça de alimentação da FICRO, com música ao vivo, contará com um mix que oferecerá ao público consumidor uma gastronomia qualificada com food trucks de açaiteria, pizzaria, hamburgueria, pastelaria e carnes, além de churros e crepes. O Espaço kids, destinado às crianças, também terá seu ambiente próprio, oferecendo aos pais que levam seus filhos para a feira, um ambiente seguro e agradável.
Na área do turismo, a FICRO servirá para o lançamento dos 15 anos do Guia Turístico, principal instrumento de informações turísticas de Mossoró e da Costa Branca, projeto conduzido pelo Consultor de turismo e eventos Oberi Penha, que também exerce o cargo de coordenador geral da Feira. No documento constará a relação de todos os eventos que compõem o calendário oficial da cidade de Mossoró, que foi levantado de forma inédita em uma ação promovida pelo Mossoró Convention & Visitors Bureau e a Câmara Setorial de Turismo da ACIM.
Tags: