Um grupo formado por representantes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Prefeitura de Mossoró e Câmara dos Vereadores de Mossoró se reuniu para discutir estratégias voltadas à criação de um hospital universitário no município. A audiência aconteceu no Salão dos Grandes Atos, no Palácio da Resistência, sede do Poder Executivo municipal, na manhã desta quinta-feira, dia 15.
No encontro, Rodrigo Codes pontuou a necessidade do equipamento de saúde para atender às demandas na formação de médicos pelas universidades e, sobretudo no atendimento às cidades do Oeste Potiguar.
“Estamos debatendo uma pauta importante para a saúde de Mossoró em conjunto com a Uern, duas instituições públicas que possuem um curso de medicina. A partir daqui, articularmos para que numa próxima emenda de bancada, a gente consiga ter uma das ações voltadas à saúde, especificamente para a construção de um hospital universitário que venha atender não somente Mossoró, mas toda a região Oeste do Estado”, disse ele.
Codes apresentou como encaminhamento a necessidade de que os dados quanto à conjuntura da região sejam levantados, bem como visitação técnica à outras instituições que foram contempladas com hospitais universitários. “A partir daí e com a parceria da Secretaria de Projetos e Programas, tenhamos um projeto robusto e assim a gente tenha êxito nessa nossa demanda”, declarou Rodrigo Codes, reitor da Ufersa.
O prefeito em exercício de Mossoró, Marcos Medeiros, ouviu as demandas dos reitores das universidades, e o vereador Thiago Marques, representante do Legislativo municipal. “De pronto nós recebemos as instituições, ouvimos aqui a proposição delas para contribuir, colaborar no que for preciso para que o sonho das universidades de ter um hospital universitário que venha atender a população de toda uma região seja uma realidade", informou Medeiros.
A pauta reuniu ainda a professora Cicília Maia, reitora da Uern; o vereador Thiago Marques; e os secretários municipais Rodrigo Forte (Governo), Augusto Cavalcante (Programas e Projetos Estratégicos).
Fonte: Comunicação Ufersa
Tags: