Jornal de Fato
A 36ª edição da Feira Industrial e Comercial da Região Oeste será aberta nesta quinta-feira, 12, com a expectativa de movimentar R$ 25 milhões em negócios. O tradicional evento organizado pela Associação Comercial e Industrial de Mossoró (ACIM), com apoio de outras instituições, ocupa a Estação das Artes Elizeu Ventania, no centro de Mossoró.
O secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte, Silvio Torquato, representará a governadora Fátima Bezerra na solenidade de abertura. Estarão presentes representantes da indústria e comércio do estado, além de empresários de diversos setores da economia regional e estadual.
A Ficro é a maior feira multissetorial do interior potiguar. Nesta edição, conta com mais de 150 expositores dos mais variados segmentos econômicos. Trata-se de uma verdadeira vitrine econômica para as empresas de Mossoró e da região.
De acordo com a organização, neste ano cresceu o número de empresas privadas em busca de massificar suas marcas, produtos ou serviços, para um público altamente consumidor, ávido por novidades, tendências e inovações. A feira reúne cerca de 25 atividades econômicas como: Agronegócio, tecnologia, comércio, serviços, confecções, turismo, Construção civil, entretenimento, automotivo, indústria, energias renováveis, entre outros.
Sebrae
O Sebrae no Rio Grande do Norte estará presente no evento, por meio do projeto Agência Sebrae Ficro, que impactará empreendedores com uma série de ações inovadoras de fomento ao empreendedorismo e fortalecimento dos pequenos negócios.
Ao longo dos três dias do evento, visitantes que já possuem um empreendimento ou desejam empreender terão acesso a soluções desenvolvidas pelo Sebrae RN, capazes de orientar e/ou promover melhorias nos negócios. Trata-se de plataformas, planilhas, aplicativos e até cursos online, que objetivam dotar o empreendedor de conhecimento técnico para conduzir o negócio.
As ferramentas serão apresentadas por consultores especializados, que também farão diagnósticos rápidos e apontarão as soluções adequadas, de acordo com o tipo de negócio.
Segundo Rafaela Rodrigues, analista técnica do Sebrae RN, a ideia da programação é facilitar o acesso de empreendedores locais às soluções ofertadas pelo Sebrae para que eles possam ter negócios mais sustentáveis e fortalecidos. “O Sebrae tem uma infinidade de soluções que, se aplicadas, podem fazer toda a diferença no funcionamento de um empreendimento, mas, em muitos casos, o empreendedor não conhece. Por isso pensamos numa programação voltada a apresentar essas ferramentas, de modo que elas sejam mais acessadas e ajudem cada vez mais a fortalecer os pequenos negócios”, explica.
Além do já tradicional espaço destinado à exposição de produtos regionais, que neste ano contemplará seis cachaçarias, três cafeterias e uma queijeira, o Sebrae também ministrará palestras voltadas às áreas de atendimento, vendas e marketing.
Tags: